Robô com tecnologia da IBM apresentado em Portugal

O robô humanoide criado a partir do supercomputador Watson da IBM esteve em Portugal para demonstrar as suas capacidades. O NAO incorpora as capacidades cognitivas do IBM Watson de forma a conseguir manter uma conversa em linguagem natural. Isto significa que o pequeno robô é capaz de percepcionar o mundo da mesma forma que os humanos – através dos sentidos, aprendizagem e experiência.

O IBM Watson está disponível a partir da cloud e pode ser aplicado a pequenos robôs de qualquer indústria, desde saúde ao turismo, banca e educação, afirma a tecnológica em comunicado. A título de exemplo, o NAO já está a ser testado nos hotéis Hilton, sob o nome de Connie, e também no SoftBank, onde é apelidado de Pepper. No primeiro caso, o robô veste o papel de concierge para ajudar os hóspedes do hotel.

Em Portugal, o robô humanoide foi apresentado durante a conferência IBM BusinessConnect 2016, onde António Raposo de Lima, presidente da IBM Portugal, afirmou que «o que irá diferenciar as organizações é conseguirem compreender, analisar e tirar partido dos dados que são gerados diariamente». Citado em comunicado, o mesmo responsável acrescentou que as «empresas que arrancaram à frente, recorrendo à computação cognitiva, terão uma vantagem competitiva muito relevante».

Já Michelle Unger, general manager Cognitive Solutions IBM Europe, destaca que num mundo em que a computação cognitiva já é uma realidade, resta saber se as empresas estão dispostas a pagar por não usufruir das novas tecnologias: «Não saber, por exemplo, o que está errado com o nosso paciente, não saber o que os nossos clientes querem.»

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