Marca com mais de 40 anos que conquistou a rainha Letizia e a princesa Leonor quer chegar ao público português
Com quatro décadas de história, a Roberto Verino consolidou-se como um ícone da moda galega, destacando-se pela sua qualidade artesanal e pela estética refinada. Essa mesma identidade atraiu figuras de destaque como a rainha Letizia e, mais recentemente, sua filha, a princesa Leonor, que se tornaram embaixadoras informais da marca.
Dora Casal, diretora executiva da marca desde 2019, lidera a missão de modernizar a Roberto Verino, ampliando o público-alvo para incluir mulheres mais jovens, sem perder a fidelidade de sua base tradicional de clientes. A aposta no equilíbrio entre tradição e inovação, alinhada a um compromisso com a sustentabilidade e a durabilidade das peças, mantém a marca como referência no mercado de luxo silencioso, segundo dá conta o jornal espanhol “El País”.
Ao mesmo tempo, a internacionalização da marca ganha força, com mercados como México e Portugal no radar, enquanto a digitalização e a inteligência artificial ajudam a integrar o know-how tradicional com novas tecnologias.
A empresa está a fortalecer a sua presença no México, país onde já fez uma incursão há 20 anos e fracassou. Na altura, aliou-se à retalhista El Palacio de Hierro. “Foi a primeira fase, que já está concluída. Vamos iniciar a segunda, que consistirá na abertura da marca para outros formatos”, anunciou a diretora executiva da marca.
Portugal é outro dos mercados pelo qual a marca quer expandir-se. A empresa está neste momento a desenhar o plano de crescimento no país, onde já está presente através do El Corte Inglés em Lisboa e no Porto, e com lojas próprias em vários centros comerciais. Apesar dessa ambição, ainda não é claro qual será o próximo passo da marca galega em terras lusas.