Roady e Prevenção Rodoviária lançam “Seja Visto”
Já está em curso a “Seja Visto”, campanha promovida pelos centros-auto Roady, do Grupo Os Mosqueiteiro, e pela Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP). Durante um mês e meio, a campanha passará por todos os distritos de Portugal para promover o uso de material retrorreflector pelos peões, sejam eles crianças ou adultos, e pelos ciclistas.
A digressão estará dois dias em cada distrito com acções de prevenção cuja finalidade é “alterar e promover comportamentos que contribuam para reduzir o risco de ocorrência de atropelamentos durante a noite, dentro e fora das localidades”, como é explicado em comunicado. Entre as acções planeadas, destaque para uma câmara escura, nos centros-auto Roady, que mostrará aos portugueses a eficácia da utilização de coletes e outros artigos semelhantes.
De acordo com estudos citados pela Roady e pela PNR, 40% dos condutores que já atropelaram alguém tinha dificuldades em ver o peão em questão. Adicionalmente, um peão com roupa escura só é visto pelo condutor a 25 metros de distância, enquanto que se usar roupa clara é visto a 50 metros de distância. Com a utilização de material retrorreflector, a distância é seis vezes superior.