Rivalidade entre Nike e Adidas reacende-se com acusação de plágio
A Nike e a Adidas voltam a ser protagonistas de mais uma situação de rivalidade, desta vez com a primeira a acusar a segunda plágio relativamente ao uso da tecnologia Primeknit em diversos modelos de ténis da Adidas. A Nike garante que é muito semelhante à sua tecnologia Flyknit.
A Nike pediu à Comissão de Comércio Internacional de Washington o bloqueio das vendas das gamas que fazem uso desta tecnologia, alegando que a insígnia alemã copiou o modelo patenteado da Nike, nomeadamente, um “tecido de malha que reduz o desperdício sem deixar de lado o desempenho”, de acordo com descrição oficial reportada pelo site espanhol Marketing News.
Caso o requerimento seja aceite, a Adidas, que já garantiu que irá recorrer do processo, poderá ser impedida de vender modelos como Adidas by Stella McCartney Ultraboost, Pharrell Williams Superstar Primeknit Shoes ou Terrex Free Hiker em todo o território norte-americano.
As patentes registadas pela Nike cobrem a tecnologia FlyKnit, que utiliza fios feitos de materiais reciclados para criar um ajuste semelhante a uma meia na parte superior do sapato. Segundo a marca, esta inovação é o resultado de mais de dez anos de investigação, quase inteiramente realizada nos EUA, que representa “a primeira grande inovação tecnológica na parte superior do calçado em décadas”.