Ricoh procura fotografias que ajudem a sensibilizar para o Alzheimer

A Ricoh está à procura de imagens que representem momentos que os portugueses não queiram mesmo esquecer. O objectivo é sensibilizar a população para a doença de Alzheimer através de um concurso promovido em parceria com o Instituto Português de Fotografia (IPF).

Sob o mote “Uma Memória para Nunca mais Esquecer… o Passado foi Memorável, o Futuro é Digital”, o concurso de fotografia está aberto a todos os cidadãos. Todos os interessados deverão submeter as suas candidaturas até ao próximo dia 22.

As fotografias a concurso serão seleccionadas e avaliadas por um júri, responsável por escolher as 25 finalistas. Na última etapa, serão apurados três vencedores, premiados com: uma máquina fotográfica Ricoh Theta que capta imagens a 360º (1.º prémio); um curso de fotografia no IFP (2.º prémio); um tablet (3.º prémio).

Está prevista também uma exposição itinerante composta pelas fotografias finalistas e, ainda, um livro com as 25 imagens seleccionadas pelo júri. As vendas do livro reverterão a favor da Alzheimer Research.

«Queremos continuar a contribuir para a informação e sensibilização da comunidade, sobretudo daqueles que sofrem com esta doença, como já temos feito através da contribuição da nossa tecnologia inovadora e experiência ao serviço das terapias da memória e da psicoestimulação com várias instituições», explica Ramon Martin, CEO da Ricoh Espanha e Portugal.

Como o Alzheimer é uma doença que provoca o esquecimento, a Ricoh considerou que o melhor mote para sensibilizar a população seria captar aquilo que realmente queremos que perdure na nossa memória.

José Sarmento, director do IPF, acrescenta que a fotografia tem várias funções, incluindo ajudar a lembrar. «Fazer lembrar é como trazer de trás para a frente, vir à memória. Não nos deixar esquecer, é não deixar sair da memória. O Instituto Português de Fotografia, nos seus mais de 50 anos de existência, já participou em inúmeras iniciativas de responsabilidade social, mas raras vezes a causa e a fotografia se aliam de forma tão virtuosa como neste desafio proposto pela Ricoh», garante em comunicado.

Artigos relacionados