Ricardo Fonseca é o novo Chief Experience Officer da comOn
O papel da experiência nas estratégias de marketing e comunicação está a aumentar. Quem o diz é a comOn que, ao reconhecer essa mudança de paradigma, decidiu contratar um Chief Experience Officer. Ricardo Fonseca, doutorado em psicologia aplicada à mudança de atitudes, é o nome escolhido para o cargo.
A mais recente contratação da agência tem trabalhado com marcas como OLX ou Vodafone na aplicação de insights comportamentais. Também passou pelas agências criativas JWT Lisboa, JWTAtenas, Wundermand Thompson e pela própria comOn, onde regressa agora depois de ter desempenhado o papel de assessor na Câmara Municipal de Lisboa.
No seu novo papel na comOn, lidera a integração de competências na agência tendo em vista a criação de ecossistemas de comunicação que humanizem as transacções entre marcas e público. Mas este não se adivinha um desafio fácil.
«Tal como na nossa vida privada, são as boas experiências que constroem relações fortes. É por isso que voltamos sempre a lugares onde somos bem recebidos ou que confiamos nas pessoas que mais valor trazem à nossa vida. O mesmo processo acontece com as marcas: escolhemos marcas que nos proporcionam experiências relevantes, que entendem o que precisamos, no momento em que precisamos, onde precisamos. Isto é construir propósito e eficácia nos negócios. Foi com isto em mente que aceitei o desafio de liderar este caminho, sabendo que temos todas as competências in house para fazer um trabalho diferenciador em Portugal», conta Ricardo Fonseca.
Já Luís Serra, co-CEO da agência, explica que a ascensão da experiência é uma consequência natural do panorama competitivo dos negócios e da exigência cada vez maior dos clientes. De acordo com o responsável, é neste contexto que a comOn reforça a sua aposta numa área de relevância crescente.
«A comOn começou a trilhar o caminho da experiência já há vários anos, não só através do seu posicionamento no eixo da empatia, como na eficácia dos trabalhos que tem desenvolvido para os seus clientes. Temos talento, estratégia, tecnologia, criatividade, media, intelligence, portanto, o passo natural foi encontrar alguém que liderasse a integração destas áreas todas com um foco muito orientado para a psicologia do consumidor. Esse alguém é o Ricardo Fonseca, que retorna a esta casa passados três anos», conclui Luís Serra.