Ricardo Florêncio (Multipublicações Media Group): ‘Há temas que, realmente, as pessoas têm algum receio em falar’
“Efectivamente, há Elefantes nas salas da Comunicação. Há temas que não se gosta de abordar e não se gosta de discutir. Há temas que, realmente, as pessoas têm algum receio em falar, desde o politicamente correcto, a questão da regulação também, mas mais a pressão das redes sociais, de toda a informação, e de todas as pessoas que vão criticar e dizer mal de tudo o que tem que ver com algumas das ações que as marcas e as empresas desenvolvem.
Esse é o grande receio. Fala-se de reputação, fala-se depois de outros temas que têm que ver com as marcas, mas, efetivamente, há este receio. Há esta pressão feita pela opinião pública, porventura também algumas minorias que são muito ativas e que desempenham, neste momento, um papel muito maior do que aquele que talvez representem em número real, mas as marcas têm este receio e, portanto, alinham mais em fazer um comunicação com muito mais cuidado, ações, campanhas e lançamentos com todos os cuidados que existem, exatamente para não ferir qualquer tipo de susceptibilidade.”
Ricardo Florêncio, CEO do Multipublicações Media Group, numa pequena conclusão sobre a 23.ª Conferência da Marketeer: