Riberalves: Bacalhau? O fiel amigo da saúde
As preocupações crescentes em torno da alimentação saudável são uma resposta dos países desenvolvidos a um problema transversal. Segundo dados recentes da Federação Mundial de Obesidade, 53% da população europeia tem excesso de peso. Em Portugal, a realidade é mais grave, com 56% dos cidadãos a encontrarem-se em situação de obesidade ou pré-obesidade. A informação em torno desta realidade é cada vez maior, seja na identificação das consequências, seja nas boas práticas comportamentais, como a prevenção através de uma alimentação saudável. E é aqui, no capítulo da nutrição, que surge a importância do bacalhau.
Desde logo, o bacalhau de cura portuguesa é produzido a partir de matéria-prima 100% selvagem, distinguindo-se o seu processo do de outros peixes, nomeadamente os provenientes de aquicultura. Não só o bacalhau evolui e é pescado em ambiente natural, como, posteriormente, não contempla produtos adicionados além da água e do sal. Aqui, importa desmistificar a ideia antiga associada ao excesso de sal do bacalhau. No processo, o peixe em questão é previamente demolhado para ser comercializado, resolvendo-se assim o risco do sal em excesso.
O processo do Bacalhau Pronto a Cozinhar, no qual a Riberalves surgiu como pioneira, especializando-se ao longo dos últimos 20 anos, mudou o mercado e proporcionou aos clientes uma nova experiência de consumo. Além de garantir o acesso a diferentes produtos para consumo imediato e novas possibilidade de confecção, apresenta a vantagem do processo de ultracongelação, que permite salvaguardar todas as características do peixe. Os processos de demolha e ultracongelação são duas das grandes vantagens na transferência do consumo do bacalhau salgado seco para o bacalhau demolhado pronto a cozinhar.
Além da origem e do processo, por cada 100 gramas de bacalhau, existem cerca de 20 gramas de proteína. Paralelamente, possui minerais como o iodo, fósforo, sódio, potássio, ferro e cálcio, bem como um conjunto de vitaminas do complexo B e ácidos gordos polinsaturados, que favorecem o sistema cardiovascular e imunológico. Sendo um peixe magro, o bacalhau também beneficia a digestão e é, por isso, uma proteína incontornável para quem quer ter uma alimentação saudável, mas simultaneamente saborosa e saciante.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Alimentação Saudável”, publicado na edição de Julho (n.º 324) da Marketeer.