RFM ultrapassa Comercial e conquista liderança

Depois de vários anos no primeiro lugar, a Rádio Comercial já não é a rádio líder em Portugal. A segunda vaga deste ano do Bareme Rádio dá a vitória à RFM, em termos de audiência acumulada de véspera (AAV), o indicador habitualmente utilizado para determinar a principal estação do País.

Elaborado pela Marktest, o Bareme Rádio aponta para uma AAV de 16,4% da RFM e de 16% da Comercial. Na vaga anterior, a RFM tinha 16% e a Comercial 16,6%. No que respeita ao reach semanal, também a RFM é a vencedora, com 34% versus os 32,7% da Comercial. Porém o share de audiência é mais elevado na Comercial, com 24,1% contra os 23,9% da RFM.

Nas rádios dirigidas a targets mais jovens, a Cidade é líder, com 2,8% de AAV versus os 2,6% da Mega Hits. A Renascença regista 5,3% neste indicador, a Rádio Sim 0,9%, a M80 5,5% e a Smooth FM 1%.

No campo das rádios públicas, a Antena 1 tem uma AAV de 6,6%, a Antena 2 de 0,4% e a Antena 3 de 1,9%.

Resultados por grupo

Tal como tem vindo a acontecer, o Grupo Renascença Multimédia é o grande vencedor nos resultados por grupos, com 24,1% de AAV, 47,7% de reach semanal e 34,8% de share de audiência. Detém as estações RFM, Renascença, Mega Hits e Rádio Sim.

Já o Grupo Media Capital Rádios, que detém a Rádio Comercial, M80, Cidade, Smooth FM e Vodafone FM, conquistou 23,3% de AAV, 43,9% de reach semanal e 36,4% de share de audiência.

O Grupo RTP surge depois, com 6,6% de AAV, 13,7% de reach semanal e 9,1% de share de audiência.

Artigos relacionados