«RFM SOMNII contribui para o posicionamento da rádio»

A 4ª Edição do “RFM SOMNII – O Maior Sunset de Sempre!” regressa à Praia do Relógio, na Figueira da Foz, nos dias 11 e 12 de Julho de 2015 (sábado e domingo).

Na sexta-feira, em conferência de Imprensa, a organização do evento anunciou as primeiras confirmações para o cartaz da beach party: Dubvision, Kura e Nicky Romero. Até 24 de Março será anunciado o cartaz completo, havendo, até 31 de Maio, um preço especial na compra antecipada de bilhetes (com preços a partir de 9,5€), existindo também packs que incluem transporte e estadia.

Garantida está já a realização do RFM SOMNII na Figueira da Foz até 2017 através de um protocolo que foi assinado entre a organização e a Câmara Municipal da Figueira da Foz.

Na edição de 2015, a MTV é, novamente, a estação de televisão oficial do RFM SOMNII, à semelhança do que tem sucedido desde a primeira edição e a Unicer continua presente através das suas marcas Super Bock e Sommersby.

Nesta edição, a organização pretende melhorar a experiência das 80 mil pessoas que são esperadas no evento (melhores acessos, som, iluminação, alimentação e casas de banho) e será feita a última extensão do recinto com carácter definitivo (mais 100 metros para norte). A captação de mais espectadores de mercados internacionais está a ser também um dos focos da organização que para isso está a apostar em investimento sobretudo online canalizado para países como Espanha, França, Bélgica, Holanda e Alemanha.

À margem da conferência de imprensa, a Marketeer falou com António Mendes, director de programação da RFM, para perceber a importância deste evento para a RFM.

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Quais os objectivos de terem um evento deste género na zona centro do país?

Um evento desta natureza para uma rádio como a nossa tem claramente um objectivo de contribuir para o posicionamento da RFM e por isso está no naming do evento que se chama RFM Somnii. Achamos que o Somnii já é uma marca por si e portanto quando nós juntamos o nome da RFM ao nome do evento temos como objectivo que ele contribua para o posicionamento da rádio.

Mas porquê um evento na região centro?

Antes de lançarmos o Somni e começarmos a crescer com ele, fizemos o nosso estudo de mercado, olhámos para o país e percebemos que na região centro havia uma carência deste tipo de espectáculos. Era uma região com características e potencialidades muito interessantes para o fazer. Esta praia é espectacular. É uma praia urbana mas ao mesmo tempo tem um areal magnífico que dá para fazer um evento espectacular. Não existe nada aqui. Foi uma questão de oportunidade. Claro que para a RFM tem muito interesse, sendo uma rádio nacional, ter um evento no centro do país que nos permite ir buscar pessoas a Norte e pessoas a Sul. Não é um evento no Porto ou em Lisboa. É um evento no Centro e o Centro e as outras zonas do País também precisam de ter eventos de grande dimensão.

Em termos de audiências, sentem uma evolução das audiências nesta região?

Em termos de audiência nós não olhamos para este evento – nem como para nenhuma das outras coisas – como algo que nos vai dar mais 10, 20 ou 40 ouvintes. Os resultados que a RFM está a ter neste momento são francamente positivos – passámos a liderar o reach semanal na última vaga da Marktest, estamos com um crescimento muito interessante nos públicos sub 35. Este crescimento e estas audências que tivemos agora é a consequência de um mix de coisas que temos vindo a fazer nos últimos tempos nas quais o RFM Somnii está inserido, mas para as quais concorre também o Programa da Manhã com o Nilton, o André, a Joana, a Mariana e agora o Rui Unas, concorre uma evolução na música da RFM com os nomes que são característicos da RFM como a Taylor Swift, o Calvin Harris, o David Guetta, o Anselmo Ralph, os Dama… Todas estas coisas têm-nos proporcionado o aumento de ouvintes e não podemos dizer que é este evento em específico ou outra acção. É o mix de todos.

O objectivo é continuar a captar ouvintes na faixa abaixo dos 35 anos?

O objectivo é crescer e ganhar a liderança do mercado, ganhando a liderança da audiência acumulada de véspera. Já ganhámos em audiência semanal. São dois indicadores, nós lideramos num deles. A RFM é uma rádio ganhadora. Nestes anos todos tem tido sempre valores de audiência bastante elevados. Tem uma vida e história já grandes da qual nos orgulhamos, mas precisa fazer continuamente coisas para se renovar e atrair novas pessoas. É o que estamos a fazer com o Somnii, o Programa da Manhã, a música.

Não é um risco este evento ser no mesmo fim-de-semana de outro grande evento de música em Lisboa (Nos Alive)?

Nos últimos anos já tem sido no mesmo fim-de-semana e os resultados que temos tido provam-nos que não é um risco. Porque estamos a falar de um evento com características muito específicas. Este é um evento na praia, com um preço de bilhetes muito acessível, de música de dança electrónica que é claramente diferente de outros eventos. É no Centro e não em Lisboa. Não é concorrente para nós.

Haverá uma compilação a lançar em breve sob a marca Somnii. Em que moldes está a ser feito?

A compilação é um CD que vai ter músicas de DJs que já passaram no RFM Somnii e tem uma característica que é o facto de estarmos a convidar para esta compilação DJs que são novos e não tenham coisas editadas nas grandes editoras. Não é um concurso, não é um passatempo, não é um casting! São novos talentos. Temos um programa de música electrónica ao sábado à noite – o RFM Dance Floor – e todas as semanas recebemos músicas ou mashups de DJs. Foi só somar dois mais dois. Se eles enviam convidámo-los a participar. Temos cerca de 150 para fazer uma escolha. A compilação será lançada em Abril mas ainda não está definido se é single ou duplo. Nesta fase estamos a seleccionar as músicas do catálogo internacional e a seleccionar os que vamos incluir dos 150.

Texto de Maria João Lima

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