RFM e Comercial taco a taco na liderança

A primeira vaga do Bareme Rádio da Marktest deste ano dá, novamente, a liderança à Rádio Comercial mas coloca a RFM perigosamente perto do primeiro lugar. Os resultados de Fevereiro, referentes ao período entre 1 de Outubro e 21 de Fevereiro, indicam que a Comercial conseguiu 16% de Audiência Acumulada de Véspera (AAV), o mesmo número registado na vaga anterior.

Já a RFM subiu 0,1% para 15,9%, depois de ter subido 0,2% anteriormente, o que significa que está a crescer lentamente mas de forma assertiva. Em terceiro lugar está a Renascença (5,9%), seguida pela M80 (4,1%). AAV diz respeito ao número de indivíduos que escutou uma estação, no período de um dia, independentemente do tempo despendido.

Já no indicador de reach semanal, referente ao número de pessoas que escutou uma estação, no período de uma semana, independentemente do tempo despendido, é a RFM quem leva a taça, com 33,6%. Segue-se a Comercial com 31,8%, a Renascença com 14,7% e a M80 com 10,9%.

Em termos de share de audiência, é também a RFM a vencedora com 24,6%, à frente da Comercial com 22,9%. Os lugares seguintes são ocupados pela Renascença, M80 e TSF, com 8,2%, 6,1% e 3,8%, respectivamente. O share de audiência é determinado através da percentagem de tempo despendido por um conjunto de indivíduos na escuta de uma estação relativamente ao tempo total de audição de rádio.

Resultados globais

Quando considerados os grupos, o r/com é líder em todas as frentes com 24,3% de AAV, 48,5% de reach semanal e 37,5% de share de audiência. A Media Capital Rádios vem logo a seguir com 22% de AAV, 42,7% de reach semanal e 33,4% de share de audiência. Segue-se a RTP com 7,7% de AAV, 17,2% de reach semanal e 9,4% de share de audiência.

A TSF consegue ainda reunir 3,7% da AAV, 9% do reach semanal e 3,8% do share de audiência. O valor restante é atribuído a outras estações de rádio ou a estações que os inquiridos não identificaram.

Artigos relacionados