Audiências de RFM e Comercial empatadas

Tanto a RFM como a Rádio Comercial registaram 15,8% de audiência acumulada de véspera (AAV) na quinta vaga deste ano do Bareme de Rádio da Marktest, tendo a primeira subido 1% e a segunda caído 0,7%. Recorde-se que a AAV é o indicador habitualmente usado para designar qual a estação de rádio que lidera em Portugal, colocando, por isso, a liderança em situação de empate.

Nos restantes indicadores, a RFM lidera, com 23,3% de share de audiência e 34,3% de rach semanal, o equivalente a um crescimento de 1,1% e 1,9%, respectivamente. Já a Rádio Comercial apresenta uma quebra de 2% no que diz respeito ao share de audiência, ficando-se pelos 21,8%. Em termos de reach semanal, registou 33%, mantendo exactamente o mesmo valor que tinha conquistado na vaga anterior.

Destaque ainda para a Renascença, que mantém o primeiro lugar no campo das rádios generalistas com 5,8% de AAV, tendo subido 0,1%. A Antena 1 cresceu 0,9%, alcançando 4,8% de AAV.

Nas rádios pensadas para um target mais jovem, a Mega Hits continua na liderança com 3% de AAV, não tendo subido nem descido face à vaga anterior. A Cidade FM tem 2,8%, depois de aumentar em 0,4%.

Por grupos de rádios, o Grupo Renascença vence em todos os indicadores. Proprietário da RFM, Renascença, Mega Hits e Rádio Sim, o grupo registou 24,3% de AAV, 36,4% de share de audiência e 48,8% de reach semanal. Já o grupo Media Capital Rádios, responsável pela Rádio Comercial, Cidade FM e M80, obteve 22,5% de AAV, 33,4% de share de audiência e 44,6% de reach semanal.

A RDP apresenta subidas ligeiras em todos os indicadores, registando 6,6% de AAV, 9% de share de audiência e 14,5% de reach semanal.

A informação desta vaga do Bareme Rádio foi recolhida no período compreendido entre 1 de Setembro e 7 de Dezembro de 2016.

Artigos relacionados