RFM aproximou-se da Comercial no final de 2012
No último trimestre de 2012, a Rádio Comercial manteve a liderança em termos de audiência entre as rádios nacionais, com uma quota de 21,1%. Porém, a RFM encurtou a distância para a rival, tendo alcançado 20% de quota de audiência.
Os números constam do último Bareme Rádio, divulgado pela Marktest, e revelam que as duas principais estações de rádio portuguesas continuam numa luta acesa pela conquista de ouvintes, que se acentuou no ano passado, com a chegada histórica da Comercial ao topo. Depois de ter atingido uma liderança destacada no segundo trimestre de 2012, graças a um share de audiência de 21,8%, a rádio do Grupo MCR viu a sua quota cair 0,7 pontos percentuais no trimestre seguinte, enquanto a RFM (do Grupo r/com) subiu de 18,9% para 20%.
Entre Outubro e Dezembro do ano passado, a Comercial registou uma audiência acumulada de véspera (AAV) de 15,4% e a RFM de 13,3%.
No período em análise, a terceira rádio mais ouvida em Portugal foi a Renascença, com uma quota de audiência de 10,4%, seguida pela Antena 1 (5,4%), M80 (5,3%), Cidade FM (4,5%) e TSF (4,2%).
Em termos globais, o Grupo r/com (que detém a RFM, a Renascença, a Mega Hits e a Rádio Sim) manteve a liderança, com uma quota de audiencia de 35,7%, enquanto o Grupo MCR (Rádio Comercial, Cidade FM, M80 e Smooth FM) registou um share de 32%. Já o Grupo RTP (que detém as rádios públicas Antena 1, Antena 2 e Antena 3) não foi além de uma quota de 9,1%.