Alimentação vegetariana
Quando bem planeada, uma alimentação vegetariana pode fornecer a energia e nutrientes necessários para as crianças e adolescentes.” Quem o diz é a Direcção-Geral de Saúde, que disponibiliza no seu site informação sobre o tema. Como não podia deixar de ser, a opção por este estilo de vida deve contar sempre com o apoio de especialistas de saúde, que podem ajudar as famílias a desenvolver um planeamento alimentar adequado às suas necessidades nutricionais.
O acompanhamento médico permanente é crucial, até porque pode existir a necessidade de algum elemento da família (ou todos) necessitar de incluir suplementos e alimentos fortificados para garantir as recomendações nutricionais. No mesmo sentido, uma dieta vegetariana não deve ser demasiado restritiva para não aumentar o risco de défices nutricionais ou atraso no crescimento, assim como não pode existir um consumo alimentar incorrecto por excesso, para não causar o risco de aumento de peso/obesidade. Uma alimentação vegetariana saudável deve ser equilibrada e contemplar todas as necessidades nutricionais, à semelhança de todos os outros regimes alimentares.
Segundo algumas entidades científicas, como a Canadian Pediatric Society e a American Academy of Pediatrics, uma dieta vegetariana, bem planeada, permite um desenvolvimento normal da criança/adolescente. Desta forma, para que se cumpram as necessidades energéticas e nutricionais num regime vegetariano devem ser feitas várias refeições ao longo do dia, que devem incluir alimentos de vários grupos – fruta, hortícolas, leguminosas, cereais, tubérculos, frutos gordos, sementes, etc.
Por outro lado, os produtos locais e da época devem ser privilegiados, não só pela sua sustentabilidade, como pela dinamização económica que podem fornecer a explorações agrícolas de pequena dimensão. De resto, há que salientar que esta é uma opção de vida que deve contar com acompanhamento médico e que uma dieta vegetariana saudável está directamente relacionada com a capacidade de fazer refeições equilibradas e que contemplem todas as necessidades nutricionais de todos os elementos da família, de acordo com a idade de cada um.