Responder aos desafios do futuro
Ir directamente às escolas portuguesas para levar às crianças ensinamentos fáceis e divertidos, que possam ser aplicados na sua rotina, é já uma tradição do Lidl Portugal.
Este ano, e pelo terceiro ano consecutivo, a retalhista desenvolveu a iniciativa “Turma Imbatível”, desta feita com um enfoque na sustentabilidade alimentar. Como combater o desperdício alimentar e como reciclar correctamente são alguns dos hábitos amigos do ambiente (e da saúde) que o Lidl está a transmitir ao longo deste ano lectivo às crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico das 100 escolas, todos os anos, seleccionadas, de forma divertida através da realização de jogos lúdico-pedagógicos.
«Consumir de forma sustentada, tendo em conta as nossas necessidades nutricionais e a preservação do planeta, combater o desperdício alimentar, fazer a reciclagem de resíduos ou a preservação dos oceanos, através de uma pesca consciente, são alguns dos ensinamentos que acrescem à importância de bons hábitos alimentares, de higiene e de comportamentos mais saudáveis», explica o Departamento de Comunicação do Lidl Portugal acerca do tema escolhido para este ano.
O projecto “Turma Imbatível” conta com o apoio da Direcção-Geral da Saúde, da Direcção-Geral da Educação e do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável. De acordo com o Lidl, tem sido reconhecido pelas escolas nacionais, com grande parte dos professores (69%) a querer repetir a experiência no ano seguinte e a afirmar que há um aumento de práticas saudáveis por parte dos alunos, após a passagem da “Turma Imbatível” pela sua escola (65%).
Ao todo, o Lidl leva já sete anos a desenvolver programas educativos junto das gerações mais jovens, tendo em vista uma adopção de estilos de vida saudáveis. Até ao momento, estes projectos impactaram cerca de 65 mil alunos do 1.º ciclo do ensino básico, em acções nas escolas nacionais.
«No Lidl acreditamos que as crianças e os jovens são o motor de mudança da sociedade, capazes de construir uma nova geração assente em valores de cidadania, respeito e cooperação. São, por isso, um dos principais públicos-alvo das nossas iniciativas e projectos sociais», referem, ressalvando que «o target maior a alcançar através destes ensinamentos são as famílias, uma vez que os bons hábitos são replicados no dia-a-dia das crianças».
Além das visitas às escolas, o projecto “Turma Imbatível” contempla ainda visitas guiadas às lojas Lidl, que possibilitam o contacto dos mais novos com os alimentos, a compreensão das suas características e mostram o funcionamento da cadeia de valor do sector alimentar. O projecto integra ainda o passatempo “Desenho Imbatível”, que desafia os alunos do 1.º ciclo do ensino básico a desenharem os alimentos base de uma alimentação saudável, pertencentes à roda dos alimentos, como protagonistas de uma vida de bons hábitos.
Este ano, a segunda edição do passatempo contou com 1350 participações de todo o País, tendo sido seleccionados 15 desenhos como vencedores, que passaram a ilustrar as embalagens de 60 artigos Lidl. A escolha dos desenhos coube a um júri composto por elementos do Lidl, da Direcção-Geral da Saúde, da Direcção-Geral da Educação e do ilustrador André Letria, estando já confirmada nova edição para o ano. Ainda este ano, esteve novamente patente a campanha do “Gang dos Frescos”, os já famosos peluches do Lidl, desta feita transformados em Super Chefs, mas com o mesmo intuito de promover a adopção de hábitos saudáveis. A campanha focou-se na preparação de receitas saudáveis e fáceis, produzidas em colaboração com a Direção-Geral da Saúde e com o chef Hernâni Ermida.
Por cada compra de 10 euros, os consumidores receberam uma saqueta com um ponto e duas das 120 cartas disponíveis com receitas e dicas saudáveis. Bolo-rei de sonho Há mais de 20 anos em Portugal, o Lidl tem vindo a assumir uma estratégia de responsabilidade social que tem como prioridade contribuir para desenvolver um futuro que respeite mais o ambiente e as pessoas. «Queremos assegurar o desenvolvimento de sociedades mais responsáveis e, simultaneamente, partilhar valor com a comunidade. A responsabilidade social é parte integrante da nossa estratégia de negócio e refl ecte o ADN das pessoas e da organização», sublinha o departamento de Comunicação do Lidl.
A retalhista tem aproveitado também as datas festivas para criar acções que geram valor para a sociedade. Neste Natal, por exemplo, irá apoiar a associação Nuvem Vitória, cuja missão é contar histórias para dormir a crianças hospitalizadas. Assim, até 30 de Dezembro, na compra de um bolo-rei Favorina, os clientes Lidl poderão contribuir com 1 euro a favor desta associação que, com este apoio, conseguirá trabalhar em mais 10 instituições, entre hospitais e IPSS, de norte a sul do país, ao longo dos próximos dois anos, para além da abertura de mais dois núcleos de voluntariado no Grande Porto e em Lisboa.
Este apoio vai ser fundamental para conseguirem chegar a 50 mil crianças internadas ou institucionalizadas até ao fi nal de 2020, com uma equipa composta por 900 voluntários. Para além do valor monetário, o apoio do Lidl, através desta campanha, permitirá também o lançamento de uma plataforma online sobre o sono, onde quem aceder poderá encontrar toda a informação e ajuda necessárias. «Esta preocupação com as relações familiares e qualidade do sono é algo pioneiro, que prevê trazer um benefício para toda a sociedade, vem alavancar a estratégia de promoção de estilos de vida saudáveis do Lidl», defende.
Paulo Oom (pediatra), Teresa Rebelo Pinto (especialista do sono), Clementina Pires de Almeida (psicóloga clínica especialista em sono de bebés) e Rita Ferro Alvim (infl uencer) são os quatro embaixadores deste projecto. Família Não se Abandona Desde 2012 que as campanhas solidárias dirigidas a animais também fazem parte do ADN da presença Lidl nas redes sociais, nomeadamente no Facebook, sensibilizando para o respeito animal e combatendo o abandono – em Portugal são abandonados mais de 10 mil animais de estimação todos os anos. Este ano, no Dia Mundial do Animal, decorreu a 10.ª campanha da marca em prol dos animais, denominada “Família Não se Abandona”.
Lançada através das marcas próprias Orlando e Coshida, a campanha decorreu na página de Facebook do Lidl e desafi ou todos os portugueses a darem o seu apelido aos animais de estimação, tornando-os verdadeiros membros da sua família. A alteração do nome era feita através do Messenger Bot existente na página da marca e, depois do registo efectuado, os seguidores recebiam uma nova capa para colocarem no boletim de vacinas do seu animal, com o seu novo nome. O Bot permitia também aos internautas deixarem o seu testemunho, tendo o Lidl Portugal recebido cerca de 4000 histórias felizes.
Por cada novo registo de nome e por cada partilha de post sobre a iniciativa, o Lidl Portugal comprometeu-se ainda a doar um prato de ração a 10 instituições de apoio animal, de norte a sul do País, seleccionadas pelos seus colaboradores. Ao todo, a campanha angariou mais de 113 mil refeições (ou 17 toneladas de ração), e contabilizou mais de 35 mil registos através do Messenger Bot. Desde 2012, as acções desenvolvidas pelo Lidl já geraram a doação de mais de 57 toneladas de ração Orlando e Coshida a associações de norte a sul do País.