Reservou e não apareceu no restaurante? Vai sofrer consequências

Em 2024, a média de no-shows via TheFork em toda a Europa subiu para 3,5%, comparada a 3,2% em 2023, enquanto noutras plataformas de reserva registam uma média de 6%. Posto isto, a empresa tomou uma posição com o intuito de reverter esta tendência.

A prática do “no-show”, ou melhor, a não comparência, sem aviso prévio, a reservas efetuadas, lesa diretamente os lucros dos restaurantes bem como a gestão dos seus recursos.

Há estudos recentes que dão conta que 42% das pessoas que reservam e não aparecem ocorrem em restaurantes, seguidos por 21% em consultas de saúde, 20% em serviços de beleza e 17% na hotelaria. As cinco principais razões para os no-shows incluem imprevistos de última hora (47%),
esquecimento (21%), mudança de opinião (5%), escolha por outra reserva (3%) e
vergonha de cancelar (2%).

A nova política do TheFork suspenderá todas as contas de utilizadores que acumularem quatro no-shows num período de 12 meses. Esta medida visa reduzir a frequência de  pessoas que não cumprem as reservas, promovendo uma maior responsabilidade e transparência entre os clientes.

“Nós, no TheFork, estamos profundamente comprometidos em apoiar os restaurantes e
minimizar os prejuízos causados pelos no-shows. A nossa nova política de suspensão de
contas de utilizadores é um passo crucial para assegurar que cada reserva seja honrada.
Queremos que os nossos clientes entendam o impacto das suas ações e façam reservas
de forma consciente e responsável”, afirmou Sérgio Sequeira, CEO do TheFork Iberia.

Além da conta bloqueada, após quatro no-shows, o TheFork tem um conjunto abrangente de
ferramentas e políticas que visam reduzir significativamente esta prática.