Reservas de restaurantes aumentaram quase 50%. Portugueses não querem ficar à porta
Findo 2021, quais terão as principais tendências de consumo durante esses 12 meses, ainda marcados pela pandemia? A Zomato Portugal revela que há uma “clara tendência na procura de espaços ao ar livre, terraços e rooftops, com esplanada, à beira rio ou vista para o mar” e que os consumidores procuram cada vez mais “opções saudáveis, sustentáveis ou com mais opções veganas e vegetarianas”.
A plataforma de pesquisa de restaurantes desvenda que os tipos de cozinha mais procurados foram sushi, hambúrguer e italiana (pizza), sendo que as categorias referentes a gastronomia libanesa e saudável entraram, pela primeira vez, para o top nacional, empurrando a comida mexicana para fora da lista das cinco mais procuradas, face a 2020.
Já no que toca às reservas, as tendências também se alteraram em 2021, com metade dos consumidores a marcar mesa através da app, evitando arriscar chegar ao restaurante e não ter lugar. Esta propensão, de acordo com a Zomato, aumentou 47,2% em relação a 2020, com 61% das reservas a serem feitas online e 39% através do telefone ou presencialmente.
Os dias da semana em que os portugueses mais optaram por comer fora foram a segunda e a quinta-feira, com os turnos das 20h e 20h 30 a receberem 30% mais reservas, em comparação com os horários das 21h e 21h30, e a sexta e o sábado – aqui, o turno das 22h é oito vezes mais reservado do que nos restantes dias da semana.