Reservas de hotéis ultrapassam pela primeira vez os níveis pré-pandemia
Este Inverno, o número de reservas em hotéis portugueses superou, pela primeira vez desde o início da pandemia de Covid-19, os números de 2019, de acordo com os dados da plataforma de comércio hoteleiro SiteMinder. Os turistas estrangeiros são os que mais contribuem para a recuperação do sector.
Segundo o SiteMinder, no dia 21 de Fevereiro o volume de reservas de hotéis portugueses atingiu 117,16% face ao mesmo período de 2019, reflectindo um “forte crescimento das reservas de hotéis em Portugal nas últimas semanas”. No mesmo período do ano passado, as reservas de hotéis atingiram apenas 15,53% dos números do mesmo período de 2019.
No período em análise, os turistas estrangeiros fizeram a maioria das reservas (61,63%) em hotéis em território português. O relatório da SiteMinder revela ainda que os hóspedes internacionais deverão continuar a representar a maior fatia dos clientes das empresas hoteleiras nos próximos meses, nomeadamente Março (79,67%), Abril (85,12%) e Maio (89,26%), bem como durante os meses de Verão.
Os dados revelam ainda que o sector hoteleiro português está a recuperar mais rapidamente do que outros destinos concorrentes, no que toca às reservas, em comparação com os níveis pré-pandemia. Neste parâmetro, Portugal fica assim à frente de países como Espanha (103,83%), Reino Unido (90,96%), Itália (67,74%), Alemanha (66%) e Malta (59,16%).
«Estas notícias positivas confirmam a força de Portugal como destino durante todo o ano e como líder regional, suportado por um mercado doméstico estável e um fluxo contínuo de viajantes internacionais», frisa André Gois, gerente nacional da SiteMinder em Portugal.