Reservas de hotéis superam níveis pré-pandemia em Setembro

Pela primeira vez desde o início da pandemia de Covid-19, o aumento das reservas de hotéis em território nacional ultrapassou, no passado dia 14, os valores que se registavam antes da crise sanitária. Nesse dia, as reservas registaram 100,58% do número de hóspedes de 2019.

Os dados são do estudo World Hotel Index, elaborado pela plataforma de comércio hoteleiro Siteminder, e mostram que a recuperação deve-se sobretudo ao aumento de reservas efectuadas por turistas estrangeiros, que representam 70,27% das reservas de hotéis em Setembro. De acordo com a Siteminder, a tendência deverá manter-se, uma vez que os visitantes internacionais deverão representar mais de 75% de todas as chegadas de hóspedes em Outubro.

Os dados da Siteminder mostram ainda que, no que toca às reservas internacionais, Portugal está acima de destinos concorrentes, como França (onde os visitantes estrangeiros representam 46,48% das reservas) e Espanha (48,05%). «Com estes valores, Portugal afirma-se como um dos principais beneficiários de uma ampla recuperação do turismo internacional em toda a Europa», sublinha a Siteminder.

Também Lisboa e Porto apresentam sinais de recuperação, estando actualmente com níveis de reservas de 99,35% e 85,2%, respectivamente, em comparação com o mesmo período de 2019. Estes valores superam os de cidades europeias como Paris (78,94%), Roma (61,76%) e Amesterdão (70,46%).

O estudo comprova ainda algumas tendências e mudanças de comportamento na área do Turismo, nomeadamente o encurtar dos prazos de reserva: mais de 72% dos viajantes que reservaram um hotel em Portugal, nas últimas duas semanas, chegaram ou deverão chegar ao destino ainda este mês (27,33%) ou em Outubro (45,48%), enquanto outros (10,04%) deverão chegar em Novembro.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...