Reservas de hotéis em Portugal entre as mais altas da Europa
A reabertura das fronteiras com Espanha, a entrada para a lista verde do Reino Unido e a diminuição generalizada das restrições estão a impulsionar o sector da hotelaria em Portugal. De acordo com dados do World Hotel Index do SiteMinder, as reservas de hotéis no País estão entre as mais altas da Europa.
Ao lado de Espanha e da Islândia, Portugal completa o trio de países que recuperaram maior percentagem de reservas de hotéis em comparação com os dados pré-pandemia: Portugal está, actualmente, 24,97% acima da média mundial e cerca de 11,98% acima da vizinha Espanha, por exemplo.
No sentido inverso, França, Alemanha, Itália, Países Baixos, Suécia e Marrocos apresentam um aumento mais lento nas reservas de hotéis, ficando mesmo abaixo da média global.
Olhando apenas para Portugal, os volumes de reservas de hotéis de Norte a Sul passaram de 34% a 10 de Abril para mais de 80% a 10% de Maio, em comparação com as mesmas datas de 2019, ou seja, pré-pandemia.
Também face aos níveis de 2019, as reservas locais para o Porto, por exemplo, já ultrapassam as reservas para Madrid e Barcelona juntas. Além disso, a mesma análise mostra que Portugal se tornou um destino popular para viagens de última hora, já que mais de 55% das reservas feitas em hotéis portugueses nas últimas duas semanas dizem respeito aos meses de Maio ou Junho.
«Se comparado com o resto da Europa, Portugal está a ter um forte desempenho na vertente de reservas de hotéis e, com base nos dados do mês anterior, a tendência parece ser de subida. É muito bom ver a nossa indústria hoteleira a florescer novamente, tanto para os nossos cidadãos, como para os hóspedes internacionais», comenta André Gois, gerente nacional da SiteMinder.