Reputação em queda livre. A maior parte do Mundo culpa a Rússia pela guerra
Um inquérito levado a cabo pela Brand Finance revela que a reputação da Rússia recuou, a nível mundial, desde que a invadiu a Ucrânia. Em relação ao ano passado, verifica-se uma descida de 19%.
De acordo com o estudo “Global Soft Power Index 2022”, a maioria dos países culpa a Rússia pela guerra, levando a uma quebra significativa no seu poder enquanto marca-país: 81% dos inquiridos no Japão aponta o dedo à Rússia, bem como 74% dos britânicos, 67% dos alemães, 64% dos franceses, 63% dos brasileiros e 60% dos norte-americanos. A Índia e a China, por outro lado, são as nações que mais apoiam a posição russa, sendo que grande parte dos inquiridos nestes países considera que os Estados Unidos da América serão os principais culpados.
Quanto à Ucrânia, apenas entre 1% e 10% dos inquiridos em todos os países considera que o país invadido é responsável pela guerra. No mesmo sentido, a familiaridade relativamente à Ucrânia disparou 44%: regista-se uma alteração na forma como a Ucrânia é percepcionada, com as populações a reverem-se neste país, a conhecerem-no melhor e a unirem-se a seu favor.
E tudo parece indicar que esta tendência será para continuar. Especialmente na Europa e nos Estados Unidos da América, a Brand Finance estima que a percepção da Rússia se irá deteriorar em todos os âmbitos analisados. Actualmente, ocupa a nona posição do ranking das marcas com melhores níveis de soft power – conceito que diz respeito ao poder de influência indirecto de determinada nação.
Já a Ucrânia deverá melhorar a sua percepção a nível global, sobretudo em âmbitos como reputação, pessoas e valores, meios e comunicações.