Reputação da rede social X nunca foi tão baixa desde que Elon Musk está ao leme
Desde que Elon Musk adquiriu o controlo da rede social X, anteriormente conhecida como Twitter, em 2022, a reputação da plataforma tem vindo a deteriorar-se, com 42% dos utilizadores a manifestarem uma visão negativa. Esta conclusão surge de um estudo recente da YouGov, partilhada pela Marketing Week, que revela que o X atingiu o seu ponto mais baixo em termos de popularidade nos últimos dois anos.
O estudo destaca que 62% dos utilizadores diários acredita que há “demasiada liberdade” para a publicação de conteúdos ofensivos ou prejudiciais na plataforma. Da mesma forma, 48% do público em geral e 58% dos utilizadores ocasionais partilham dessa opinião.
Em contraste, apenas 12% do público considera que o X gere bem o equilíbrio entre liberdade de expressão e moderação de conteúdo, e apenas 5% acha que a moderação é demasiado rigorosa.
A popularidade de Musk também não sai ilesa. Quase quatro vezes mais britânicos têm uma visão negativa do empresário (64%) em comparação com os que têm uma opinião positiva (17%).
Este declínio de reputação surge após polémicas recentes, nas quais Elon Musk foi criticado pelo governo britânico devido à propagação de desinformação e comentários inflamatórios durante motins no país. O empreendedor chegou a partilhar e, posteriormente, apagar um artigo falso que promovia teorias da conspiração.
Apesar da controvérsia, o estudo indica que a opinião pública sobre Musk não se alterou drasticamente em resultado destes eventos, com as tendências a permanecerem semelhantes às de estudos anteriores.