República Checa quer ser conhecida por outro nome
Desde 1993 que deveríamos chamar Czechia à República Checa mas o nome nunca ficou retido na memória mundial. Quando, nesse mesmo ano, a Checoslováquia foi dividida em dois, dando origem à República Checa, o novo país terá sido na verdade baptizado Czechia – em português Chéquia. Porém, conta o Brand Channel, o ministro dos Negócios Estrangeiros da época encontrou um nome alternativo que deveria ser usado apenas em documentos oficiais. O objectivo saiu gorado e República Checa passou a ser a designação utilizada em todas as circunstâncias.
Agora, o país quer ser conhecido pela forma como sempre deveria ter sido e está a trabalhar para isso. A República Checa já formalizou o pedido de inclusão do nome Czechia na lista das Nações Unidas.
A ideia é que a designação República Checa se mantenha nos campos oficiais, tal como era suposto acontecer, mas que haja um novo modo mais informal de referência ao país. Czechia deverá ser utilizado no âmbito do Turismo e Marketing, por exemplo. Aliás um dos argumentos apontados pela comissão responsável pela mudança para Czechia passa por facilitar a associação do país a marcas ou clubes de futebol.