Reorganização do negócio dá origem a novas marcas Saphety

A Saphety é uma multinacional tecnológica de origem portuguesa especializada na área da facturação electrónica e que, recentemente, procedeu à reorganização do negócio. Esta mudança levou também à criação de uma nova identidade corporativa e arquitectura de marca, num trabalho desenvolvido pela Brand Practice.

«Nos dois últimos anos, a empresa foi restruturada ao longo dos vectores de crescimento em que está investida, onde é líder de mercado e um player de escala global. A nova arquitectura de marca reflecte esse posicionamento e identifica as nossas soluções nos mercados tecnológicos em que operamos. A nova identidade espelha a ambição da Saphety para o futuro», explica Rui Fontoura, CEO da Saphety.

Em 2000, quando foi criada no seio do universo Sonae, a Saphety começou por ser Xcom, sendo preciso esperar cinco anos para o novo nome surgir. Mais tarde, em 2019, a empresa é adquirida pela sua equipa de gestão à Sonae IM, resultando em novas mudanças que era preciso destacar.

Neste momento, a Saphety está presente em Portugal, no Brasil e na Colômbia, com um total de 10 mil empresas clientes e mais de 190 mil utilizadores em 52 países – chegando a sectores tão diferentes como telecomunicações, retalho, transportes, logística, energia, banca, serviços, saúde ou sector público.

Quanto à estratégia, pode ser dividida em três pilares (consolidação da facturação electrónica em Portugal, reforço da internacionalização e lançamento de novos produtos e serviços), que agora ganham identidade própria sob a marca corporativa Saphety: Saphety The Invoice Network, Saphety Colombia, Flexcash e Magnify são as novas insígnias.

«Há algo de muito satisfatório quando trabalhamos com empresas portuguesas com ambição, que têm de operar em mercados muito concorrenciais em Portugal e no exterior, muitas vezes contra empresas internacionais em mercados tecnológicos e inovadores», comenta Roquete, managing partner da Brand Practice.

Segundo o responsável, este trabalho obrigou a explorar várias hipóteses, dando origem a uma marca corporativa que serve de plataforma para marcas comerciaism «actuais e futuras, que podem operar em mercados distintos, com um eixo comum. E tangibiliza a Saphety enquanto empresa num plano institucional».

Artigos relacionados