Relatório revela que ovos utilizados por várias marcas de fast food não são assim tão reais. Perceba porquê

Quem nunca se deliciou só de olhar para aquelas imagens de ovos estrelados promovidos como pequeno-almoço de sonho nos cartazes de cafés? Mas sabia que há marcas que não utilizam ovos verdadeiros inteiros para concretizarem os seus pratos?

A indústria de fast food é muito popular em todo o mundo e, apesar do crescimento, tem enfrentado desafios significativos, como o aumento dos custos dos produtos, regulamentações sanitárias mais rigorosas e uma concorrência mais competitiva. Mediante esta realidade, descobriu-se que há marcas de fast food que não utilizam “ovos verdadeiros” nos seus pequenos-almoços, de acordo com um relatório do Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar (FSIS) do Departamento de Agricultura dos EUA.

Várias das maiores franquias de fast food dos EUA não utilizam “ovos inteiros de verdade”, mas sim ovoprodutos pasteurizados porque possuem maior comodidade e facilidade de manuseio e armazenamento, sendo a prática totalmente legal.

Um exemplo apresentado pela Fox Business é o Starbucks que, embora afirme que a sua sandes de pequeno-almoço contém “ovos inteiros”, o estabelecimento revela que “a longa lista de aditivos” significa que tecnicamente não podem ser classificados como “ovos 100% reais”. Além disso, os aditivos supostamente incluem “água, óleo de soja, amido modificado, soro de leite sólido e ácido cítrico”.

A Fox Business revela ainda que a marca de donuts Dunkin’ também anuncia o uso de “ovos inteiros de verdade” numa variedade de produtos para o pequeno-almoço. Porém, essa classificação depende de cada pessoa, devido aos aditivos presentes nos ovos, como água, amido de milho modificado, goma xantana e ácido cítrico.

Outra marca da lista é Subway, onde os ovos contêm aditivos como dextrose, goma guar, propilenoglicol e glicerina, conforme citado pela Fox Business. Nesse sentido, a gigante do fast food comprometeu-se a fazer a transição para ovos livres de gaiolas, mas não o fez totalmente “devido à oferta atualmente limitada”.

A Fox Business identifica também o Burger King como a quinta franquia de fast food a abrir mão de servir ovos 100% inteiros. Uma vez que os ovoprodutos incluídos em seus pequenos-almoços são supostamente uma “mistura líquida de ovo pasteurizado contendo vários aditivos”.

Mas, afinal, há quem use ovos reais? Também segundo a Fox Business, o McDonald’s, Taco Bell, Panera, Wendy’s e Whataburger são cadeias de fast food que servem o produto real.

Artigos relacionados