Re:Jersey: Puma dá nova vida às antigas camisolas de futebol
“Re:Jersey” é o novo projecto da Puma que pretende transformar as antigas camisolas de futebol em peças novas, contribuindo para a redução do desperdício e abrindo portas para modelos de produção mais circulares num futuro próximo.
A iniciativa tem nos kits de futebol existentes a principal matéria-prima para criar fios para as novas camisolas de futebol. O processo transforma as peças de vestuário antigas com logotipos, bordados e emblemas dos clubes, que antes dificultavam os esforços de reciclagem, em peças de roupa renovadas e prontas a utilizar.
No processo de reciclagem, as peças são decompostas quimicamente nos seus principais componentes (despolimerização), as cores são filtradas e o material é quimicamente reconstituído para criar um fio (repolimerização) com as mesmas características de desempenho do polyester virgem.
De acordo com a Puma, os kits de futebol já existentes no mercado são produzidos com polyester 100% reciclado, mas os kits Re:Jersey serão fabricados com 75% de camisolas de futebol reaproveitadas. Os restantes 25% provêm uma matéria-prima sustentável da Seaqual Marine Plastic – um material confeccionado a partir de lixo marinho, redes de pesca em fim de vida e outros plásticos utilizados na aquicultura.
«Com o projecto Re:Jersey queríamos desenvolver formas de reduzir o nosso impacto ambiental, respeitar recursos e reutilizar materiais», diz Howard Williams, director Apparel Technology da Puma. «Os insights que obtivemos com o projecto ajudam-nos a desenvolver mais produtos circulares no futuro.»
Os produtos criados no âmbito desta iniciativa serão usados em campo durante os aquecimentos pré-jogo pelos clubes Puma: Manchester City, AC Milan, Borussia Dortmund e Olympique de Marseille. As equipas irão utilizá-los antes dos seus respectivos jogos da liga no final de Abril e Maio, começando com o Manchester City contra o Watford, a 23 de Abril.