Reino Unido e Países Baixos querem multar Google em 25,4 mil milhões de dólares
Quando o assunto são multas, a Google nunca anda muito longe. Depois de ser autuada pela Comissão Nacional da Informação e da Liberdade (CNIL, na sigla original) de França em Janeiro deste ano, o Reino Unido e os Países Baixos avança agora com processos judiciais contra a gigante tecnológica pelas suas alegadas práticas desleais de adtech.
Os dois processos em conjunto podem levar a que a Google tenha de pagar 25,4 mil milhões de dólares por danos causados a diversos anunciantes devido à perda de receita publicitária. Contudo, a empresa norte-americana vai refutar as acusações, salientando que os processos judiciais são “especulativos e oportunistas”, refere o The Drum.
Um porta-voz da Google refere ainda que a tecnológica não impede a competição publicitária, muito pelo contrário – incentivam-na ao trabalharem construtivamente com os anunciantes europeus. A fonte afirma que a tecnologia publicitária e as ferramentas da Google, a par das soluções dos concorrentes, «ajudam milhões de websites e apps a financiar conteúdo, permitindo que negócios de todas as dimensões cheguem efectivamente a novos consumidores».