Regressar aos restaurantes e hotéis? “Sabe pela Vida”

Se, por um lado, a vontade de regressar aos cafés, restaurantes e hotéis pode ser grande após mais de dois meses em casa, por outro, as recomendações de distanciamento podem fazer com que os portugueses hesitem em vistar estes estabelecimentos. Para ajudar a repor a confiança dos consumidores, a FIPA – Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares e a AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal juntaram-se para uma campanha sob o mote “Sabe pela Vida”.

Jorge Henriques, presidente da FIPA, adianta à Marketeer que esta é a primeira campanha conjunta das duas organizações, embora tenham uma relação de proximidade e colaboração há já vários anos. «O momento actual levou-nos mais além e, de facto, pela primeira vez construímos uma campanha com um objectivo comum», conta.

O trabalho de comunicação quer mostrar que os cafés, restaurantes e hotéis de Portugal têm as condições necessárias para receber clientes em segurança, tendo sido capazes de se adaptar à nova reaildade rapidamente. Seja uma bebida depois do trabalho com amigos ou uma refeição ao fim-de-semana em família, a FIPA e a AHRESP acreditam que está na altura de voltar a consumir fora de casa e saborear a vida para lá das quatro paredes do lar.

Com arranque marcado para hoje, a campanha “Sabe pela Vida” conta também com o apoio da AICC – Associação Industrial e Comercial do Café, ANIL – Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios, Cerealis, Coca-Cola Portugal, Delta Cafés, Nestlé Portugal, Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, Sovena Group, Sumol + Compal, Super Bock Group e Unilever FIMA.

Segundo o presidente da FIPA, todos estes parceiros acompanharam, desde o início, todo o processo criativo e irão ampliar a campanha através dos seus canais próprios. Deram também suporte financeiro à iniciativa.

A criatividade da campanha é assinada pela Wolt, que conquistou o projecto após um período de consulta de propostas criativas. O briefing lançado passava por «transmitir uma mensagem que reavive nos portugueses o prazer de sair para ir almoçar ou jantar fora em família ou estar com alguns amigos, promovendo o aumento das visitas aos espaços da sua eleição (restaurantes, cafés e hotéis) e dinamizando uma recuperação do consumo num canal que foi dos mais afectados pelo encerramento durante o estado de emergência. Tudo isto associado a um incentivo aos consumidores para voltarem a viverem momentos de prazer fora de casa», explica Jorge Henriques.

Dados disponibilizados pela FIPA indicam que a indústria portuguesa agro-alimentar e as actividades ligadas ao canal Horeca são responsáveis por mais de 500 mil postos de trabalho directos, em Portugal.

«Foi esse o desafio lançado e o resultado final mostra isso mesmo, que neste momento é possível sairmos de casa e ficarmos num hotel ou numa pousada por exemplo, almoçar ou jantar num restaurante, sentarmo-nos à mesa num café e poder fazer isto tudo de forma tranquila, sem receios e em segurança», sublinha ainda o responsável.

A campanha “Sabe pela Vida” conta com três vídeos – um de 30 segundos e dois de 15 segundos – que serão divulgados nas plataformas digitais e em televisão. Segundo o presidente da FIPA, dirige-se a todos os que já frequentavam os espaços do canal Horeca.

Texto de Filipa Almeida

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