Região Porto e Norte recebeu mais de 3 milhões de hóspedes em 2021
Entre Janeiro e Novembro de 2021, o Porto e a região do Norte registaram mais de três milhões de hóspedes, demonstrando uma recuperação progressiva do sector, apesar de na época festiva ter registado taxas de ocupação hoteleira aquém do esperado devido às medidas de restrição.
Os dados são do Instituto Nacional de Estatística (INE) e colocam ambas as zonas no topo das tabelas do ranking de destinos durante o ano de 2021, demonstrando, ainda assim, um mês de Novembro “razoável”, com menos 11 mil dormidas do que no período homólogo de 2019.
Porém, para Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte, estes «são números encorajadores», que «dão força para prosseguir o rumo de retoma gradual da actividade». A Páscoa é uma época muito esperada pelo sector, podendo ser «finalmente um marco de normalização da actividade turística», ressalva, em comunicado.
Ainda que os números registados sejam melhores do que os de 2020, a incerteza mantém-se e anseia-se pelo regresso à fasquia registada em 2019, que o presidente do Turismo do Porto e Norte apelida como «o melhor ano de sempre». Para tal, é «fundamental continuar a apoiar as empresas para que não morram na praia».