Região Norte tem nova marca
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-NORTE) desenvolveu, em parceria com a agência Opal, uma nova marca territorial para o Norte. O objectivo é afirmar a região e modernizar a comunicação, reposicionando a imagem mas também a forma como são divulgados os programas e serviços.
Com o branding “NORTE”, esta marca determina e subordina um universo de assinaturas da região e da CCDR-NORTE, incluído o marca institucional e a marca do Programa Operacional Regional do Norte, o NORTE 2030 .
«No ADN visual quisemos valorizar a identidade nacional da Região Norte. Somos parte e não somos uma parte qualquer. Somos o berço histórico da Nação Portuguesa e somos o seu permanente motor de futuro», afirmou António Cunha, presidente da comissão de coordenação e desenvolvimento.
António Cunha explica ainda que «este é um projecto que terá os seus postulados e desenvolvimentos no horizonte do próximo ano». O plano passa por desenvolver uma presença «mais contemporânea e relevante junto de instituições e stakeholders regionais e nacionais, especialmente através de novas plataformas digitais».
Além disso, a CCDR-NORTE pretende que a região tenha uma imagem e uma voz mais consistentes, que seja adoptada uma linguagem mais acessível e mais próxima que se chegue a públicos a que não chega actualmente.
«O posicionamento de comunicação proposto para o Norte é o da região portuguesa com a maior promessa de futuro, baseado nas suas raízes e num ADN criativo e fazedor», acrescentou Jorge Sobrado, responsável para as áreas de Estratégia, Comunicação e Relações Institucionais da CCDR-NORTE.
De acordo com o mesmo profissional, foi criada uma marca-família ao serviço de toda a região e da própria instituição e que, no futuro, poderá ser partilhada também por instituições e empresas.
Jorge Sobrado avançou ainda que, com esta nova marca, nasce ainda uma assinatura de comunicação: “Mais a Norte”. «É a nossa declaração de valor e potencial, simultaneamente, de ambição.»