Refujob: Lourenço Lucena impulsiona plataforma que ajuda ucranianos a encontrar trabalho

Refujob é o nome da nova plataforma nacional cujo objectivo é estabelecer uma ponte entre refugiados ucranianos à procura de emprego em Portugal e as empresas portuguesas que dispõem de oportunidades. A plataforma quer proporcionar uma integração mais rápida no País e um futuro melhor para os ucranianos obrigados a sair do País.

A ideia partiu de Lourenço Lucena, CEO da agência criativa Blug, que, após participar numa viagem humanitária à Polónia para trazer para Portugal 35 refugiados de guerra, mobilizou a sua equipa para idealizar o projecto e conceber uma plataforma que ajudasse estas pessoas a encontrar trabalho num dos países que os acolhem.

Em conjunto com o NOVA Innovation & Analytics Lab da NOVA Information Management School nasceu a Refujob, cujo lema é “Recuse-se a desistir” e que está disponível em ucraniano e inglês. A plataforma disponibiliza informações úteis para os refugiados da guerra na Ucrânia, bem como ferramentas de procura e oferta de empregos, mediante o preenchimento de um formulário.

Após a submissão do formulário, o perfil do candidato é analisado e, em função das oportunidades de emprego disponibilizadas pelas empresas, são apresentadas as opções mais ajustadas, considerando a formação, experiência e competências.

Artigos relacionados