Refrigerantes saem da comunicação do Happy Meal
O McDonald’s anunciou que vai deixar de comunicar refrigerantes no Happy Meal – ficando visíveis apenas água, leite e sumo como opções de bebida no combinado. Além disso, saladas e frutas serão alternativas às batatas fritas. A empresa promete que “100% de toda a publicidade direccionada às crianças incluirá uma mensagem divertida sobre nutrição ou bem-estar”. Segundo Don Thompson, CEO da McDonald’s «Este compromisso reflecte os progressos da McDonald’s no que diz respeito à nutrição e bem-estar». Referiu ainda que «há muito trabalho a fazer» e que este «é apenas um dos passos a dar nesta caminhada». O CEO garantiu que a multinacional vai continuar a usar a sua dimensão e escala a nível global para ajudar a educar e encorajar os consumidores a tomarem decisões informadas de maneira a conseguirem viver uma vida equilibrada e saudável.
Segundo a Advertising Age, a princípio a iniciativa será implementada em 20 mercados que representam mais de 85% das vendas globais da rede de fast-food, incluindo Argentina, Brasil, Canadá, China, EUA, Reino Unido e Taiwan. A expectativa da marca é que, até 2020, a transição nesses 20 países esteja completamente concluída.
A decisão faz parte de uma série de iniciativas que o McDonald’s anunciou em parceria com a Alliance for a Healthier Generation. Activistas que lutam por uma alimentação mais saudável acreditam que se trata de um progresso histórico que deve ser adoptado também por redes concorrentes como Burger King e Wendy’s.
Contactada pela Marketeer, a McDonald’s Portugal informou que, presentemente, Portugal não integra o grupo de 20 países que constituem o compromisso anunciado no âmbito da Clinton Global Inititative. “No entanto, e à semelhança dos compromissos anunciados pela McDonald’s, também em Portugal muitas das iniciativas contempladas têm vindo a ser implementadas, no sentido de dispormos de uma oferta cada vez mais diversificada e que permita aos nossos consumidores realizarem opções de acordo com as suas preferências e perfil nutricional. Nos nossos Menus, diversificámos a nossa ementa, dispondo de diferentes opções de sopas e saladas, e disponibilizamos também, desde 2008, salada mista ou sopa como alternativa às batatas”, salienta a representação nacional da multinacional.
A McDonald’s Portugal esclarece: “No Happy Meal, dispomos, também, de alternativa de acompanhamento às batatas fritas, nomeadamente cenoura ou sopa. Disponibilizamos, ainda, a opção de fruta fatiada para sobremesa, desde 2005, tendo, actualmente, fatias de maçã de Alcobaça e uvas sem grainha, ambas de fornecedores nacionais.” Além disso a marca comunica apenas as combinações de Happy Meal com água ou bebidas não carbonatadas, que estão disponíveis desde 2009. A nível de comunicação responsável para crianças, desde 2003, que a McDonald’s não comunica “para crianças em idade pré-escolar (abaixo dos seis anos) e não comunica em escolas, com uma forte aposta numa comunicação de cariz pedagógico”.
A McDonald’s Portugal garante que é sua intenção continuar a desenvolver iniciativas de sensibilização nutricional junto das crianças e dos pais e educadores, como é o caso da campanha “sexta a trincar”, que oferece a fruta na primeira sexta-feira do mês com o Happy Meal, com o intuito de promover o consumo de fruta entre os mais novos.