Reels com resolução baixa? Instagram reduz qualidade de vídeos que não geram visualizações
A qualidade dos vídeos no Instagram depende das visualizações que a publicação tem. Quem o confirma é Adam Mosseri, CEO da rede social da Meta. Segundo o profissional, “se algo não é visualizado durante algum tempo, alteramos a imagem para uma versão de menor qualidade. Mas, se, de repente, o vídeo passar a ter visto muitas vezes, voltamos a processar a imagem para uma versão de melhor qualidade.”
Ou seja, se a publicação não atrai uma quantidade significativa de visualizações, rapidamente, o Instagram exibe uma versão de menor qualidade para otimizar os seus recursos.
Este sistema de compressão dinâmica tem como principal objetivo garantir que vídeos populares, com maior taxa de engagement, sejam vistos com a melhor qualidade possível.
Este processo de codificação das imagens de um vídeo é uma forma que a rede social encontrou para gerir a enorme quantidade de conteúdo que o Instagram recebe todos os dias.
Ainda assim, há desvantagens e não só para a empresa. Os criadores que conteúdo que têm menos seguidores ou que estão no início de atividade e dão os primeiros passos na profissão são prejudicados em detrimento dos mais populares. Estes, que geram um grande número de visualizações, rapidamente, têm as suas publicações com a melhor qualidade.
Na verdade, esta medida não é inédita. O You Tube, por exemplo, há muito que opta por comprimir para resoluções mais baixas os vídeos antigos com menos visualizações. Aqui, a novidade tem que ver com o ajuste. O Instagram vai ajustando a qualidade da publicação de acordo com o número de visualizações que esta recebe.
Como poderá um novo criador de contéudos melhorar a qualidade dos seus vídeos?
- Criar conteúdo atraente e relevante, que tenha interesse.
- Com o crescente sucesso dos Reels, o Instagram valoriza cada vez mais vídeos de curta duração. Por isso, a aposta de ser em vídeos de até 90 segundos.
- Incluir keywords nas descrições dos posts, hashtags e na bio.
- Usar os insights do Instagram para analisar os vídeos que estão a gerar engagement e visualizações.
- Evitar republicar vídeos de outras contas ou usar conteúdos com marcas d’água.