Redes sociais são pista de corrida para a Citroën
Para promover o lançamento do Citroën DS5 no mercado holandês, a fabricante francesa de automóveis organizou uma corrida que, para além de se realizar no asfalto, ocorreu também… nas redes sociais!
Começou ontem aquela que a marca designou como “a primeira corrida no Twitter”. A ideia, de acordo com o Marketing News, partiu da Euro RSCG Amsterdam, que colaborou com a Perfect Tools no desenvolvimento da corrida, como parte de uma campanha publicitária que suporta o lançamento da berlina da Citroën.
A corrida começou em Amesterdão, onde o piloto e o co-piloto do carro seguiram as indicações enviadas pelos utilizadores via Twitter, habilitando-se, assim, a ganhar uma Citroën DS5. A cargo do co-piloto esteve, por exemplo, a responsabilidade de perguntar aos utilizadores se o piloto devia virar à direita ou à esquerda num cruzamento, transmitindo depois ao condutor a opção defendida pela maioria.
Também no Facebook foi possível seguir a corrida, graças a uma câmara ligada no interior do carro. Já a partir do Google Maps foi possível controlar a trajectória do veículo.
Durante a tarde, quando o automóvel parou algures pela Holanda, os ocupantes saíram e mostraram um código. Ao primeiro utilizador que o colocou no Twitter foi atribuído o Citroën DS5. A acção foi promovida através de anúncios no Facebook, de um perfil nesta rede social, de acções de relações públicas na Holanda e através de um acordo com uma rádio daquele país.