Redes sociais são a fonte de actualização dos jovens. Media tradicionais lideram em credibilidade

Canais de televisão abertos e motores de busca continuam a liderar o ranking de indispensabilidade por parte dos portugueses e, face a 2022, verificou-se, em 2023, um crescimento na percepção de indispensabilidade de todos, à excepção dos jornais.

Esta é uma das conclusões do estudo “Meaningful Media” realizado pelo quarto ano consecutivo pela Havas Media Network, com o objectivo de estudar a forma como os portugueses se relacionam com os meios de comunicação e a publicidade.

O padrão de consumo mantém-se, com os motores de busca, redes sociais e canais de televisão abertos a liderar o top de consumo semanal. No entanto, os resultados referentes à relevância dos meios variam consoante as faixas etárias: até aos 34 anos, as redes sociais e os motores de busca lideram; já a partir dos 45 anos, os canais de televisão abertos assumem maior relevância. YouTube e Streaming de Música apenas marcam presença no top 5 de relevância dos mais jovens (15/24 anos).

O pódio da credibilidade continua a pertencer aos meios tradicionais, com reforço dos canais de televisão generalista na liderança e a subirem 3 pontos percentuais, tal como os motores de busca.

No caso das duas franjas mais jovens (15/34), as Redes Sociais integram este top 5. Quando se fala em Actualização de Informação, estas plataformas são as eleitas para esta função, no caso dos 15/24 anos. Os motores de busca mantêm-se também como principal fonte de novas descobertas, seguidos das redes sociais, ambos a demonstrarem um aumento significativo face ao período homólogo.

Por outro lado, e no que toca à publicidade, a tendência mantém-se: os canais de televisão abertos, as redes sociais e a rádio integram o top 3 de atenção. O YouTube, que continua a liderar a percepção de incómodo, entra, desta vez, também no top 5 de atenção, o que leva a antever que, provavelmente, os motivos que justificam a atenção serão coincidentes com os drivers de intrusão.

«Num mundo digital que ganha cada vez mais terreno, é interessante verificar que os canais de TV abertos e os motores de busca permanecem inabaláveis como pilares do consumo regular. No entanto, embora a confiança depositada nos meios tradicionais pareça transcender gerações, a conveniência do consumo on-demand ganha claramente relevância entre os mais jovens. No que toca à dualidade entre atenção e intrusão, a repetição e a inevitabilidade de anúncios emergem como protagonistas, sendo o nosso desafio a capacidade de escapar a este dilema», diz, em comunicado, Sofia Vieira, directora de Insights & Strategy do Havas Media Network.

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