Redes públicas de Wi-Fi escondem perigos

Assim que saem dos aviões, 44% das pessoas ligam-se de imediato às redes Wi-Fi disponíveis, seja para informar a família de que chegaram em segurança (69%) ou para fazer download de informações relacionadas com a viagem (39%). Tendo em conta os preços associados à utilização de Internet fora do próprio país, os viajantes optam habitualmente por aproveitar as redes públicas que vão encontrando, ignorando os perigos que representam.

Porém, um estudo realizado pela Kaspersky Lab, a nível mundial, alerta para o facto de que a utilização destas redes Wi-Fi desconhecidas pode aumentar exponencialmente os riscos de ataques informáticos. Segundo o estudo, 18% dos inquiridos já foi vítima de crimes online durante uma viagem.

Ainda assim, 82% liga-se a redes de acesso público muito pouco seguras como aeroportos, hotéis, cafés ou restaurantes e 61% realizar depósitos de dinheiro através destas redes. Alfonso Ramírez, director-geral da Kaspersky Lab Iberia, aconselha à utilização de uma Virtual Private Network (VPN) quando em viagem, além da actualização do software antivírus instalado no smartphone.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...