Rede 5G da NOS possibilita cirurgias remotas na Madeira

A NOS, em parceria com a Johnson & Johnson MedTech, implementou uma solução de apoio remota aos profissionais de saúde no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, que já está integralmente coberto com rede 5G.

De acordo com a operadora de telecomunicações, a Saúde é uma das áreas «onde a inovação potenciada pelo 5G será verdadeiramente transformadora» e este projecto é um exemplo disso. A solução de assistência remota desenvolvida estabelece uma ligação de vídeo de alta definição 4K entre dois profissionais de saúde que estejam ligados remotamente, utilizando wearables (neste caso, smartglasses).

Desta forma, «possibilita o recurso a um apoio especializado a qualquer momento, esbatendo as distâncias físicas entre profissionais e permitindo ainda uma maior monitorização dos processos», explica a NOS. A ferramenta já foi testada e permitiu ter um especialista remoto em Lisboa a acompanhar e dar suporte aos médicos no laboratório de Hemodinâmica do Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, durante a ablação de uma taquicardia supraventricular.

O sistema que dá suporte à solução é composto por dois smartglasses Vuzix e dois hotspots 5G equipados com cartões 5G. Actualmente, está implementado nas áreas de Hemodinâmica e no Centro de Simulação Clínica do hospital, onde a plataforma digital de assistência remota é também utilizada para efeitos de formação médica e treino hospitalar.

Além deste projecto, a NOS está a trabalhar noutras aplicações da quinta geração de comunicações móveis no sector da Saúde, com a implementação de soluções que recorrem à sensorização para monitorização em internamento domiciliário, e soluções de remote healthcare, para colaboração médica à distância.

Artigos relacionados