Recordati: Um patrocínio sobre rodas

Há muito que a Recordati aposta no patrocínio a modalidades desportivas como uma forma de comunicar as suas marcas core para diferentes segmentos de consumidores. Para a empresa do sector farmacêutico, estes apoios têm como principais objectivos a promoção de actividade física, tendo em vista um estilo de vida mais saudável, e a activação da marca junto do consumidor final que pratica actividade física. Assim, esta estratégia de apoio ao desporto é uma forma de maximizar a forma como os consumidores percepcionam as marcas da Recordati, bem como a sua jornada e processo de compra, onde os indivíduos têm poder de decisão.

De acordo com a empresa, através desta estratégia, pretende-se atingir não só os segmentos mais jovens, mas também os seguidores ou praticantes das modalidades que cada marca da Recordati apoia. A expectativa é a de que os desportistas se identifiquem com as marcas que os patrocinam. E foi com esta ideia como ponto de partida que surgiu, este ano, o apoio à World Bike Tour.

A Recordati apoiou este evento desportivo com a marca Guronenergy, dando assim «um boost de energia a todos os que participaram num projecto que tem contribuído para a nova mobilidade nas cidades, deixando centenas de milhares de bicicletas nas cidades de Lisboa, Porto, Madrid, Rio de Janeiro e São Paulo». De acordo com a empresa, «o sucesso da World Bike Tour em outros países como o Brasil, por exemplo, levou milhares de pessoas a interessarem-se pelo crescente movimento do uso de bicicleta».

A primeira edição do World Bike Tour teve lugar em Lisboa, em 2006. O evento partiu da Ponte Vasco da Gama, em Lisboa, com milhares de participantes. O conceito baseia-se na prática desportiva saudável associada às novas tendências da mobilidade das cidades, promovendo a sustentabilidade. Como explica a organização no site oficial do evento, «a bicicleta, utilizada em determinadas distâncias, permite uma economia de tempo e de dinheiro, diminui os índices de stress no percurso, possibilita uma respiração mais saudável do seu utilizador e garante a prática de exercício físico com claras e inequívocas vantagens para a saúde».

Nos últimos anos, a Recordati tem vindo a prestar o seu apoio ao Ciclismo também numa perspectiva diferente, como modalidade integrante do Triatlo. Assim, através da marca Guronenergy, a empresa patrocina o ClubeTAP Triatlo que, nos últimos anos, tem participado em muitas das provas nacionais e internacionais daquela modalidade. Este ano, o maior desafio será participar no Campeonato do Mundo com um dos seus atletas.

A marca conclui que a ligação das suas marcas a estas iniciativas desportivas vai além da simples prática de desporto. Tem um propósito que consiste em acrescentar valor às marcas com a forte associação a valores de superação (Triatlo) e sustentabilidade (World Bike Tour).

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Ciclismo”, publicado na edição de Setembro (n.º 326) da Marketeer.

Artigos relacionados