“Reconstituição Portuguesa” da FCB Lisboa vence Ouro e Prata nos KIAF
O projecto “Reconstituição Portuguesa”, desenvolvido pela FCB Lisboa, foi distinguido nos prémios KIAF – Kyiv International Advertising Festival com Ouro e Prata, nas categorias Print & Publishing e Design, respectivamente.
Inspirado na técnica de “blackout poetry”, um colectivo de poetas e ilustradores liderado pela dupla criativa da FCB Lisboa Viton Araújo e Diego Tórgo aplicou o lápis azul sobre as palavras da Constituição de 1933, distorcendo e subvertendo as suas mensagens, rasurando e desenhando, até que dela resultassem poemas e ilustrações que exaltam os valores de Abril.
Publicado pela Companhia das Letras (Penguin Random House), o livro foi lançado no dia 25 de Abril no Museu do Aljube, em Lisboa, no âmbito das comemorações dos 48 anos da Revolução dos Cravos.
Devido à situação de guerra que se vive na Ucrânia, a entrega de prémios, que já vão na sua 23.ª edição, teve este ano um formato especial solidário, sob o mote “Positive Change” (Mudança Positiva), com o objectivo de apoiar as agências e a indústria publicitária do país.