Reclamações relacionadas com burlas online aumentam 325% no início de 2022

Os primeiros três meses de 2022 registaram um aumento de 325% no número de reclamações relacionadas com compras online em lojas existentes no Facebook e no Instagram, em comparação com o período homólogo de 2021.

As conclusões são do Portal da Queixa, que alerta para um problema com esta forma de venda digital: quem compra só percebe depois, quando o produto não chega e a loja deixa de estar visível, porque foi apagada ou porque o perfil do comprador foi bloqueado.

“A facilidade com que se cria uma loja online nestas plataformas leva a que pessoas mal-intencionadas encontrem aqui uma forma fácil e rápida de enganar os consumidores, sobretudo os menos informados, que são um alvo mais fácil de cair neste esquema”, salienta a plataforma de reclamações.

Uma das consumidoras lesadas, Maria Fernandes, diz ter sido vítima de burla através de uma compra feita no Instagram, onde revela ter feito a encomenda, procedido ao pagamento de uma quantia de 190 euros e, após esse procedimento bem-sucedido, nunca mais conseguiu aceder à loja online.

Situações semelhantes também acontecem na rede social Facebook. Das falhas de entrega da encomenda até à burla consumada, são muitos os que denunciam diariamente casos de lojas online que não dão resposta sobre a encomenda liquidada. «Fiz um pedido, paguei e depois desapareceram com o dinheiro e com a máquina. Cuidado», alerta Sara Pires na sua reclamação.

O Portal da Queixa sugere, então, quatro cuidados a ter antes de proceder a uma compra nestas redes sociais:

– Pesquisar antes de comprar. Pesquisar o mais possível sobre a marca, sobre experiências de outros consumidores e qual é a performance da marca.

– Dar preferência ao Instagram Shop. O Instagram Shop é direccionado a contas comerciais e permite colocar o preço e link directo à loja na própria publicação. O processo de validação do Instagram Shop de uma marca está sujeito a vários critérios rigorosos, entre eles a vinculação a um site credível e seguro, algo que traz alguma segurança ao consumidor.

– Desconfiar de produtos baratos. Podem nunca chegar, podem não corresponder à realidade, podem ser falsos ou contrafacção.

– Muita pressão por parte do vendedor? Não comprar. Se existir pressão por parte do vendedor para a compra pode significar burla. Nenhuma loja online credível e segura pressiona os seus clientes a comprar algo. Como nas lojas físicas, o consumidor só compra se assim o entender.

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