Reclamações com internet, sites e negócios aumentaram 46% em 2021

Quais terão sido os sectores a registar o crescimento mais elevado do número de reclamações em Portugal ao longo de 2021? O Portal da Queixa responde à questão, revelando o top 5: Internet, Sites e Negócios, Construção, Indústria e Manufactura, Desporto, Ginásios e Clubes, Mobiliário, Decoração e Electrodomésticos e, por fim, Cultura, Lazer e Diversão – esta última novidade na lista.

1 – Internet, Sites e Negócios

Internet, Sites e Negócios lidera o top cinco das categorias com maior aumento no número de queixas em 2021. Consequência da pandemia, o volume do comércio online cresceu muito em Portugal. Um dos efeitos directos verificou-se nas reclamações, que também passaram a ser mais: subiram 46% em relação a 2020.

Dentro deste sector, a sub-categoria Marketplaces Internacionais cresceu 5% em 2021 e totalizou 34% das reclamações de toda a categoria. A SheIn – uma marca que em 2020 não tinha presença no Portal da Queixa – representou 15% do total de reclamações na categoria. A sub-categoria Redes Sociais, Fóruns e Blogs registou um crescimento de 7%. Estas reclamações estão relacionadas com bloqueios e/ou dificuldade de acesso a contas no Facebook e Instagram.

2 – Construção, Indústria e Manufactura

Uma das categorias que já em 2020 tinha registado um significativo crescimento no número de reclamações (71%) volta a figurar entre as que mais subiram em 2021, com um aumento de 41%. Aqui, a sub-categoria Ferramentas e Materiais de Construção é responsável pela maior fatia de reclamações, com mais de 26% do total. Entregas de encomendas e mau atendimento foram dois dos problemas mais mencionados.

3 – Desporto, Ginásios e Clubes

Em terceiro lugar, segue-se a categoria Desporto, Ginásios e Clubes com um aumento de 37% de queixas em relação ao ano anterior. Neste caso, registou-se uma grande subida no número de reclamações relacionadas com compra de equipamentos desportivos, sobretudo com a entrega de encomendas. A sub-categoria Equipamento Desportivo – Comércio a Retalho apresentou um aumento de 9% e a sub-categoria Equipamento Desportivo – Comércio Online de 2%. Em sentido inverso, as sub-categorias Ginásios – Premium Fitness Clubs e Ginásios e Clubes Fitness registaram quebras de 10% e 3%, respectivamente.

4 – Mobiliário, Decoração e Electrodomésticos

O quarto sector que mais subiu no número de reclamações registadas no Portal da Queixa foi o de Mobiliário, Decoração e Electrodomésticos (24%). A sub-categoria que registou maior subida de queixas, dentro deste sector, foi a de Mobiliário e Decoração – Grande Retalho, com um aumento de 35%. Em causa está, novamente, a entrega de encomendas e, ainda, a assistência técnica.

5 – Cultura, Lazer e Diversão

Esta categoria teve um crescimento de 19% no número total de reclamações em 2021. Os Casinos e as Casas de Apostas são os maiores responsáveis por esta subida, essencialmente devido a diversos casos de dificuldade no momento de levantar dinheiro das plataformas em causa. Em segundo lugar, surge a sub-categoria Bilheteiras Online que registou um crescimento de 6% em 2021. Por outro lado, registou-se um decréscimo no número total de reclamações em sub-categorias como as Livrarias (- 4%) e as Editoras (- 3%).

O Portal da Queixa revela ainda que os sectores que arrecadaram o maior volume de reclamações, em 2021, foram Correio, Transporte e Logística, Serviços e Administração Pública e Comunicações, TV e Media.

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