Reciclar os cartões de crédito expirados? Bankinter diz que sim
O Bankinter Portugal e o Bankinter Consumer Finance, filial de crédito ao consumo do Grupo Bankinter, aderiram ao Movimento Merece, que permite dar um final sustentável aos cartões fora do prazo de validade através da recolha a partir da caixa multibanco, reciclagem e transformação do material em peças de mobiliário urbano, tais como rampas de acesso à praia. Para tal, basta que os clientes insiram os cartões expirados na caixa multibanco em vez de os deitarem para o lixo.
No âmbito desta iniciativa, por cada quilo de cartões recolhidos é plantada uma árvore e assegurada a sua manutenção por cinco anos, compensando assim as emissões geradas por cada cartão, já que em cinco anos a árvore absorve 25 quilos de dióxido de carbono, valor equivalente ao gerado pela produção daquela quantidade de cartões. As plantações são integradas em iniciativas de voluntariado e projectos ambientais a decorrer em áreas protegidas de Norte a Sul do País.
«Esta parceria representa mais um passo no caminho que o banco tem percorrido para reduzir a sua pegada ambiental e um contributo activo para evitar o desperdício e promover o reaproveitamento, numa altura em que somos todos convocados a responder ao desafio da sustentabilidade, a tomar medidas e a praticar acções concretas para preservar o nosso planeta. Como emissor de cartões, o Bankinter assume o compromisso e a necessidade de compensar a pegada ecológica da produção dos seus cartões, e esta iniciativa está totalmente alinhada com esse princípio», diz, em comunicado, Alberto Ramos, country manager do Bankinter Portugal.