Reciclagem cresce 13% com portugueses em casa
Foram recolhidas 409 mil toneladas de embalagens no ano passado, em Portugal. Dados da Sociedade Ponto Verde (SPV) mostram que a reciclagem aumentou 13% no ano em que os cidadãos se viram obrigados a passar mais tempo em casa.
«Podemos afirmar que a recolha selectiva não abrandou com o confinamento. Existem novos desafios a superar após mais um confinamento e um futuro incerto, porém, o compromisso com a reciclagem e com a cidadania ambiental deverá fazer sempre parte do dia-a-dia de cada um», comenta Ana Isabel Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde.
Segundo a responsável, a pandemia não abalou o compromisso dos portugueses com a reciclagem e é importante manter essa tendência para este ano e para os seguintes.
Com o contributo da SPV nestes resultados de reciclagem, a organização afirma ter sido possível evitar a emissão de 158 mil toneladas de dióxido de carbono, em 2020.
Papel é o rei da reciclagem
Das 409 mil toneladas de embalagens recolhidas no ano passado, 132 mil toneladas dizem respeito a papel e cartão. De acordo com a SPV, trata-se de um salto de 39,7% em relação a 2019.
Por seu turno, o número de embalagens de plástico colocadas nos ecopontos amarelos aumentou 7,6% e o número de embalagens de vidro no vidrão cresceu 1,3%.