Receitas publicitárias do TikTok devem multiplicar por cinco nos próximos cinco anos
A rede social TikTok continua a ganhar utilizadores em todo o mundo, mas é nas receitas publicitárias que poderá estar a chave do crescimento da empresa chinesa nos próximos anos.
De acordo com as previsões da consultora Statista, a rede social deverá atingir 53,95 mil milhões de dólares (cerca de 50,29 mil milhões de euros) em receitas publicitárias em 2027, um valor que representa quase o quíntuplo das receitas geradas em 2022, na ordem dos 11,64 mil milhões de dólares (10,85 mil milhões de euros).
Numa análise da TradingPlatforms.com às previsões financeiras da Statista, a plataforma lembra o crescimento exponencial que o TikTok tem tido no mercado global. Em 2021, foi a rede social mais descarregada em todo o mundo, tendo atingido, nesse ano, uma receita publicitária de 4 mil milhões de dólares (3,72 mil milhões de euros). “Desde então, os anunciantes têm sido atraídos para a plataforma, e o crescimento das receitas publicitárias, que quase triplicaram desde então, é um sinal disso mesmo”, sublinha a TradingPlatforms.com.
Até ao final deste ano, a Statista estima que as receitas publicitárias do TikTok ascendam a 18 mil milhões de dólares (16,78 mil milhões de euros). Para 2024, a previsão é que as receitas cresçam mais de 30%, para 23,58 mil milhões de dólares (21,98 mil milhões de euros), o que colocaria o TikTok ao nível do YouTube, por exemplo. E em 2027 deverá responder por cerca de 37% do total do investimento publicitário online.
«Ao longo dos anos, o TikTok ganhou grande tracção, especialmente junto da Geração Z, que valoriza o espaço que a plataforma oferece para a auto-expressão e a exploração de interesses. As empresas que desejam atingir as gerações mais jovens estão a considerar o TikTok como o seu principal meio publicitário. Os resultados projectados para 2027 dizem muito do desejo das empresas, pequenas e grandes, em interagir com a nova geração», frisa Edith Reads, analista financeira da TradingPlatforms.com.