
Receitas da primeira chef portuguesa dos últimos 30 anos com estrela Michelin regressam à TV
Depois de uma noite memorável na segunda gala do Guia Michelin Portugal 2025, realizada no Porto a 25 de fevereiro, o nome de Marlene Vieira ganhou destaque como nunca antes. A chef tornou-se a primeira portuguesa a conquistar uma estrela Michelin nos últimos 30 anos, um marco histórico na gastronomia nacional apenas suplantado por Maria Alice Marto, a última mulher portuguesa a receber uma estrela Michelin, em 1993, com o restaurante Tia Alice, em Fátima.
Para celebrar a conquista, o canal Casa e Cozinha anunciou uma programação especial para o mês de março, que arranca já este sábado, dia 1 de março, a partir das 13h24, dedicada à chef.
Os restaurantes Marlene, em Lisboa, e Blind, no Porto, conquistaram a primeira estrela Michelin, tornando as ‘chefs’ Marlene Vieira e Rita Magro as primeiras mulheres a receberem esta distinção na segunda edição da gala exclusivamente nacional.
A par dos restaurantes Marlene e Blind, os restaurantes Arkhe (João Ricardo Alves, Lisboa), Grenache (Philippe Gelfi, Lisboa), Oculto (Hugo Rocha e Vítor Matos, Vila do Conde), Palatial (Rui Filipe, Braga), Vinha (Jonathan Seiller e Henrique Sá Pessoa, Vila Nova de Gaia)e Yoso (Habner Gomes, Lisboa) receberam também hoje uma estrela Michelin.
No total, o guia deste ano contabiliza 38 restaurantes com uma estrela, que distingue uma ‘cozinha de grande nível, compensa parar’.
Há também mais 35 estabelecimentos recomendados no guia, 12 da região do Porto e Norte, 10 da região Centro e Lisboa, e 13 das regiões do Alentejo, Algarve e Madeira.