Rebranding Nortada: «Objectivo é levar à experimentação»

Há um plano traçado para o futuro da Nortada e este passa por continuar a democratizar a marca e conquistar um número mais alargado de consumidores. Quem o garante é Pedro Mota, CEO da Fábrica de Cervejas Portuense, que no evento que ontem aconteceu no espaço brewpub da Nortada, no centro do Porto, deu a conhecer, a parceiros e distribuidores, aquela que é a nova imagem para a marca. Uma mudança que, garantiu, é «o primeiro passo para o caminho traçado para 2023» de maneira a continuar a levar a Nortada para a ideia que têm para o futuro.

Pedro Mota lembra que quando a marca foi lançada em 2017 fizeram-no de maneira a democratizar o acesso à cerveja artesanal, apresentando um preço competitivo e com uma gama adequada ao País. «Hoje, o mercado é distinto do que era em 2017. Há novos players, marcas internacionais que entraram em Portugal e um reforço de aposta das que já cá estavam», refere, salientando o dinamismo do mercado. Daí que tenham sentido a necessidade de trabalhar a imagem da marca já que perceberam que com o passar do tempo e o lançamento de novas variedades os rótulos que tinham estavam com dificuldade em assumir-se no mass market como produto premium.

Pedro Mota (Fábrica de Cervejas Portuense), Tiago Viegas (The Hotel) e M.ª João Vieira Pinto (Marketeer)

Tiago Viegas, partner da The Hotel, a agência que está há vários meses a trabalhar em estreita parceria com a Nortada para este rebranding, explica que começaram por perceber a maturidade da marca e do produto que estava representado na identidade. «Havia rótulos de épocas diferentes.» A par disso mapearam o mercado para perceber onde estão os concorrentes e, posteriormente, definiram onde se iria posicionar mantendo o ADN de marca que é uma porta de entrada nas cervejas artesanais.

Na verdade, asseguram os dois profissionais, quem experimenta Nortada fica convencido. «Em cada 10 pessoas que provam, oito gostam», sublinha Pedro Mota. Daí que um dos objectivos deste rebranding seja aumentar a experimentação das várias propostas da marca sendo algumas das variedades da gama alargada parecidas com os sabores que os consumidores conhecem das cervejas industriais. E é nesse sentido, também, que apostam na assinatura “Cerveja que sabe a cerveja”.

Com este rebranding os rótulos de todas as variedades da gama da Nortada passam a ter como base a mesma grelha, havendo uma linha comum entre todas as que fazem parte das clássicas (mudando apenas a cor para as distinguir), uma para as mixology e outra para as edições especiais. A mudança de imagem será também visível em novos materiais de ponto de venda que começarão a chegar aos parceiros (bases, copos e expositores), no Brewpub Nortada (no centro do Porto) e em novos materiais de merchandising (que estarão disponíveis para os fãs da marca “a preços democráticos”). Para breve está ainda previsto o lançamento de um podcast quinzenal e novas variedades de cerveja, claro.

Texto de Maria João Lima

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