RAP reúne as “tropas” para o Euro 2016

O comediante Ricardo Araújo Pereira é o rosto da nova campanha da Cerveja Sagres de apoio à Selecção Nacional de futebol, no âmbito do Euro 2016, que arranca em França no mês de Junho.

A campanha é pautada pelo humor e apresenta Ricardo Araújo Pereira como uma espécie de líder da claque da Selecção Nacional, claque essa (idealmente) composta por todos os portugueses. O conceito repete-se em relação à última campanha da marca no apoio à Selecção Nacional antes de uma grande competição – a campanha do Mundial do Brasil, protagonizada pelo ex-seleccionador Paulo Bento – mas o tom humorístico é uma novidade. «Gastámos muito tempo e energia a pensar no tom que deveríamos dar a esta campanha. Reflectimos sobre o que tínhamos feito no passado, mas também naquilo que é o panorama nestas alturas: muitos patrocinadores e muito ruído à volta daquilo que é o Euro 2016. Queríamos que esta campanha transparecesse aquilo que nós somos: somos cerveja, descontracção, gargalhadas e humor. Não quisemos dar uma eloquência excessiva à nossa campanha, porque achamos que não é isso a marca Sagres», explicou à Marketeer Filipe Bonina, director de Marketing da Cerveja Sagres, no evento de apresentação da campanha, que decorreu esta manhã no Estádio do Jamor.

Com criatividade da BAR, a campanha arrancou hoje no canal digital, sendo que na próxima quarta-feira será alargada à televisão. Estará ainda patente em outdoors.

A campanha pretende ainda reforçar o estatuto da Cerveja Sagres na qualidade de patrocinadora da Selecção Nacional, um estatuto que a marca detém desde 1993, sendo que o actual contrato com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) se estende até 2018. «A Sagres é a patrocinadora mais antiga da Selecção. Estamos de corpo e alma com a Selecção, porque esta é uma forma de atingirmos os adeptos de futebol e todos os portugueses», afirmou Luís Prata, director de Marketing da Sociedade Central de Cervejas. Na antecâmara do Euro 2016, a «Sagres volta a afirmar-se como o principal dinamizador do apoio de todos os portugueses», reiterou.

Por sua vez, Fernando Gomes, presidente da FPF, recordou que aquando da primeira campanha da Sagres no apoio à Selecção, lançada em 1993, a Sagres tinha uma quota de 24% no mercado português; hoje, referiu, é «líder com uma quota de mercado de 50%». Para além disso, desde que a FPF e a Sagres fecharam a parceria, a «Selecção Nacional esteve presente em sete fases finais» de competições internacionais, o que prova que «com este tipo de parcerias é mais fácil ter sucesso», defendeu o responsável.

A apresentação da nova campanha da Sagres contou ainda com a presença de Joaquim Oliveira, presidente da Olivedesportos.

Veja aqui o filme da campanha:

Texto de Daniel Almeida

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