RAP, Palmeirim e Markl: portugueses têm mais empatia por nomes do humor
A lista de figuras públicas com as quais os portugueses mais se identificam ou pelas quais nutrem maior empatia é dominada por nomes sobretudo associados ao humor.
A conclusão resulta da edição de 2024 do estudo “Figuras Públicas e Digital Influencers”, produzido pela Marktest, e no qual o humorista Ricardo Araújo Pereira obteve o maior índice de empatia/identificação entre as 151 personalidades sugeridas aos inquiridos.
De acordo com os dados deste estudo, o apresentador do formato “Isto é Gozar com Quem Trabalha”, da SIC, obteve, no total de respostas, um valor médio de 7,64 numa escala de 1 (não se identifica) a 10 (identifica-se muito).
A confirmar a apetência dos portugueses pelo registo de humor, o top 3 deste ranking de empatia ficou completo com os nomes de Vasco Palmeirim no segundo lugar e de Nuno Markl no terceiro, ambos com médias igualmente superiores a 7. Nas posições seguintes surgem ainda outros nomes associados a formatos humorísticos, como César Mourão e Inês Aires Pereira.
O estudo da Marktest cruzou também os indicadores obtidos pelas várias personalidades em análise relativamente à sua notoriedade total junto dos portugueses, face ao grau de empatia que suscitam.
Nessa análise identificou-se que no grupo de personalidades com notoriedade e empatia acima da média, se destacam os nomes de Cristiano Ronaldo, João Baião ou Ricardo Araújo Pereira. Já entre as personalidades que apresentam uma empatia acima da média e uma notoriedade abaixo da média, surgem também humoristas como Guilherme Duarte, Mariana Cabral (Bumba na Fofinha) ou Diogo Batáguas.