Ralph Lauren torna-se o primeiro estilista a receber a Medalha Presidencial da Liberdade
Ralph Lauren, o visionário da moda que transformou gravatas num império global, tornou-se o primeiro estilista a receber a Medalha Presidencial da Liberdade. A distinção foi entregue pelo presidente dos EUA, Joe Biden, a 4 de janeiro de 2025, reconhecendo o impacto duradouro de Lauren na cultura, estilo e filantropia americanos.
A Medalha Presidencial da Liberdade, criada em 1963 por John F. Kennedy, é o maior galardão civil dos EUA, concedido a indivíduos cujas contribuições refletem os valores e a prosperidade do país.
“Filho de imigrantes polacos e veterano do Exército dos EUA, Ralph Lauren transformou um pequeno negócio de gravatas numa das marcas mais icónicas da América”, destacou um representante da Casa Branca na cerimónia. “Clássico, mas criativo, atemporal, mas inovador, Ralph Lauren recorda-nos o nosso estilo único enquanto nação de sonhadores e realizadores.”
Com 85 anos, Lauren expressou profunda gratidão pela distinção, classificando-a como “uma honra para toda a vida”. Além do seu legado na moda, destacou-se pelo impacto social através da Ralph Lauren Corporation Foundation, que já doou milhões para causas como a luta contra o cancro.
Lauren juntou-se a uma lista de homenageados notáveis, incluindo Anna Wintour, Bono, Lionel Messi, Hillary Clinton, Denzel Washington e Jane Goodall.