Raio-x aos portugueses após um ano de pandemia: menos medo e mais compras online

Mais de um ano volvido desde que a pandemia chegou a Portugal, como compara a percepção dos portugueses entre o início da crise sanitária e o segundo período de desconfinamento? A mais recente vaga do estudo “Coronavirus Survery”, elaborado pela Dentsu Portugal em parceria com a Netquest, mostra o que mudou entre Abril de 2020 e Abril de 2021: no geral, os cidadãos estão mais confiantes relativamente à Covid-19 e a importância dada ao coronavírus baixou de 4.04 (escala de 1 a 5) para 3.80. Também o medo recuou de 40% para 37%, embora a insegurança tenha aumentado.

No que ao consumo diz respeito, o estudo mostra que as compras online surgem em destaque. No espaço de um ano, a percentagem de pessoas que passou a efectuar mais compras ou mais algumas compras online aumentou de 23% para 41%. No sentido inverso, os que não adquiriam nada a partir de plataformas de comércio electrónico baixaram de 30% para 16%.

Alimentação e produtos de primeira necessidade foram os mais consumidos na primeira vaga da pandemia mas, à medida que o tempo foi avançando, outros artigos também começaram a registar aumentos. Na segunda vaga, aumentou o consumo de categorias como roupa, informática, imagem e electrodomésticos.

E o que fazemos em casa? Segundo a Dentsu Portugal e a Netquest, cozinhar, ver televisão, filmes ou séries, cuidar da casa e ouvir música foram as actividades mais realizadas e que fazem os inquiridos sentirem-se melhor, mais relaxados e descontraídos.

Há, contudo, diferenças entre gerações. A Geração Z destaca a partilha de stories nas redes sociais, a participação em cursos e seminários online, os jogos electrónicos, os encontros online com amigos e exercício físico. Por outro lado, os Baby Boomers são mais adeptos de ouvir rádio e ler livros, ao passo que a Geração X aponta para cuidar da casa, cozinhar, passar tempo com a família, ver televisão e ouvir música. Por fim, os Millennials são os maiores adeptos de visitar lojas online para ter ideias e relaxar.

No que concerne o consumo de media, a mesma análise mostra que, face ao período pré-pandemia, a Geração Z passou a consumir mais serviços como Netflix, HBO, Amazon Prime ou Fox Play e a aceder mais vezes às redes sociais. Já os Millennials aumentaram o consumo de televisão tradicional e do Facebook em particular. A televisão também viu o consumo subir junto da GeraçãoX e dos Baby Boomers.

O que esperar das marcas?

De acordo com a Dentsu Portugal e a Netquest, 31% dos inquiridos em Abril deste ano espera que as marcas que compram habitualmente tomem todas as medidas necessárias para proteger os seus funcionários e clientes. Trata-se de uma descida ligeira em relação aos 35% verificados em Abril de 2020.

Na mais recente vaga do estudo, verifica-se também que 33% espera que estas marcas sejam éticas e não aumentam os preços ou reduzam a qualidade e que 8% espera que ajudem o sistema de saúde da maneira que conseguirem. Igual percentagem tem como expectativa que as marcas que compram ajudem a sociedade através das suas acções.

Mundo pós-Covid

Questionados sobre o que pretendem fazer assim que a crise sanitária terminar e for possível regressar às rotinas habituais, 40% dos inquiridos indica fazer férias em Portugal. Seguem-se actividades como ir ao cabeleireiro (19%), ir de férias para o estrangeiro (16%), viajar para o estrangeiro de avião (15%), comprar sapatos/roupa (13%), viajar de avião em Portugal (10%), fazer um tratamento de beleza (4%), comprar mobiliário (3%), comprar equipamentos electrónicos (3%) e comprar um carro (2%).

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